Início Editorial Respostas para as “trevas”

Respostas para as “trevas”

A humanidade já passou por diversos períodos de dificuldade, os chamados tempos em que fomos marcados pelas “trevas”. A Idade Média, muitas vezes, recebe essa atribuição por parte dos críticos, por ser considerada uma época em que a ciência foi pouco valorizada. Além disso, apontam determinados críticos, foi um período caracterizado por diversos conflitos violentos e por uma religiosidade que colocava Deus em foco exagerado, deixando o ser humano em segundo plano.

Hoje, mais de cinco séculos depois da Idade Média, fica difícil avaliarmos o que é ou não verdade nesse sentido. Historiadores apontam que a era medieval teve, sim, suas “luzes”. Ou seja, segundo eles, a própria Idade Média conseguiu responder a alguns de seus problemas, com a criação das primeiras universidades e da disciplina do Humanismo, além de outros méritos, como por exemplo, os estudos filosóficos realizados por religiosos. Se de alguma forma existiu o Renascimento, muito se deve a iniciativas tomadas na Idade Média, especialmente a chamada Baixa Idade Média, última parte da era medieval.

Pelo que indicam muitos historiadores, a Idade Média não foi a única “era das trevas”. No século 20, com o triunfo da razão e da ciência, tivemos duas guerras mundiais que mataram milhões e milhões de pessoas, além de outros tantos conflitos no período.

Em pleno século 21, estamos diante da pandemia do coronavírus, que provocou mais de 2,5 milhões de mortes. Estamos vivendo nossas “trevas” contemporâneas, e a ciência agora é nossa aliada para superarmos a Covid-19, principalmente através das vacinas.

É importante que, nas “eras das trevas”, o ser humano encontre respostas para solucionar suas dificuldades e tragédias. Se na Idade Média houve uma certa potencialização da cultura (universidades, filosofia, criação do Humanismo) em contraposição às “trevas” daquela época, no século 20 as guerras mundiais foram superadas por desenvolvimento socioeconômico na Europa (que havia sido arrasada pelas guerras mundiais). E, no século 21, o ser humano tem soluções para a pandemia. Podemos superar o coronavírus.