Início Educação Retorno das aulas presenciais para o dia 3 de maio é mantido...

Retorno das aulas presenciais para o dia 3 de maio é mantido na rede municipal

Foto: Pixabay

As aulas presenciais na rede municipal de ensino de Santa Cruz do Sul vão mesmo começar na próxima segunda-feira, 3 de maio, para alunos da educação infantil e do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. A data de retorno foi confirmada esta tarde, durante reunião da prefeita Helena Hermany e do Comitê Gestor de Combate à Pandemia, que definiu também novas atualizações previstas em um novo decreto municipal, emitido ao final desta tarde.

Com a volta da bandeira vermelha e a suspensão do sistema de cogestão, anunciadas pelo governo do Estado nessa terça-feira, as escolas das redes pública e privada estão autorizadas a reabrir as portas para receber os estudantes, obedecendo os protocolos estabelecidos para a atividade. Na rede municipal essa volta se dará de modo escalonado.

Para a prefeita Helena Hermany, a volta gradativa dos alunos é uma medida de precaução. “O abre e fecha das escolas esta semana trouxe muito transtorno aos estudantes, às suas famílias e à comunidade escolar como um todo. Isso é muito ruim, portanto vamos aguardar até dia 10, quando sai um novo decreto do governador para seguir avançando nessa liberação”, disse.

A ideia é receber primeiro os alunos pequenos e somente a partir do dia 11, com a vigência de um novo decreto do governo, as turmas do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental e também a educação de jovens e adultos. Deverão reabrir as portas nessa primeira semana de maio, 20 escolas municipais de educação infantil e 25 escolas municipais de ensino fundamental. Segundo a Secretaria Municipal de Educação (SEE), serão cerca de 4,8 mil alunos que retornarão no período.

A retomada das aulas se dará dentro do modelo híbrido, com alternância de turmas a cada semana. Enquanto uma turma estará dentro da sala de aula em uma determinada semana, a outra permanecerá em casa, realizando atividades por meio do ensino remoto. No ambiente da escola, entre as classes deverá ser observado o distanciamento de 1,5 metros, uso de máscaras para as crianças que tiverem idade para usar e de álcool gel.

Todas as escolas estão sendo orientadas pela SEE a dar uma atenção especial aos protocolos de saúde, conforme o Guia de Medidas de Prevenção e Controle da Covid, do Governo do Estado. O secretário da pasta, João Miguel Wenzel, lembrou que os pais ou responsáveis por alunos devem ir aos estabelecimentos de ensino para assinar o termo de consentimento de retorno ou não às aulas presenciais.

A expectativa, segundo Wenzel, é de uma volta tranquila ao ambiente escola, porém ele pede que a comunidade escolar fique atenta e siga todos as medidas de prevenção. “Desejo um bom retorno a todos, mas sempre lembrando que ainda estamos em uma pandemia e precisamos de todos os cuidados necessários”, frisou ele.