Início Geral Reunião define entregas de cooperativas do Vale do Rio Pardo à Susepe

Reunião define entregas de cooperativas do Vale do Rio Pardo à Susepe

Foto: Divulgação

Integrantes da equipe da Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar de Santa Cruz do Sul e representantes da 8ª Delegacia Penitenciária Regional (DPR) estiveram reunidos na quinta-feira, 27, para nivelar o cronograma de entregas dos produtos da Agricultura Familiar na Chamada Pública da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), para doação simultânea à Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). Participaram da reunião os extensionistas rurais Anderson Junqueira e Cinara Kanitz, a delegada penitenciária regional Samantha Longo, o delegado penitenciário regional adjunto Andreo De Quadros Camargo e a chefe do setor administrativo da Delegacia Penitenciária Regional, Jeruza Nunes.  

A Chamada tem por objetivo a aquisição de gêneros alimentícios de cooperativas da Agricultura Familiar pelo Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Seapdr, via PAA e doação para várias unidades penitenciárias da Susepe. “Essa será a terceira Chamada realizada pela Seapdr com doação para os presídios e tem se mostrado uma ótima alternativa de comercialização de produtos de qualidade da Agricultura Familiar. Ainda mais neste momento em que alguns mercados que as Cooperativas acessavam ficaram retraídos em função da pandemia”, pondera Junqueira.

As entregas acontecem nos meses junho e julho e serão realizadas pelas cooperativas Coopersanta (Santa Cruz do Sul), Coopervec (Vera Cruz), Coopasvale (Passo do Sobrado) e Cooprova (Venâncio Aires). Na região da 8ª DPR Susepe serão entregues produtos para as unidades penitenciárias de Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Lajeado e Encantado.

A delegada penitenciaria regional destaca a qualidade dos alimentos adquiridos da Agricultura Familiar. “Já vivemos, junto a 8ª DPR, a experiência do recebimento de alimentos através da agricultura familiar, foi uma grande oportunidade! Além de sabermos que o recurso investido na alimentação está fomentando investimentos para os produtores locais, a qualidade dos alimentos recebidos é excelente”. Samantha ainda frisa a importância da continuidade dessas chamadas públicas. “Espero que esses projetos de Estado, que se mostram tão importantes, possam seguir sendo oportunizados, tanto para as cooperativas, quanto para nós, da Susepe”, conclui.

Nova Chamada aberta

Está aberta a Chamada 001/2021 para Doação de Produtos à Susepe para as cooperativas que têm interesse podem se habilitar para a entrega dos produtos da Agricultura Familiar.

A Chamada pode ser acessada no site da Central de Licitações (Celic) ou solicitar nas Unidades de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar da sua região. A apresentação dos documentos de habilitação e a proposta de participação acontecem até às 10h do dia 20 de julho de 2021.