As equipes da RGE iniciaram as visitas a clientes de baixa renda de Santa Cruz do Sul que serão contemplados com a instalação de aquecedores solares nas suas residências. A estimativa da distribuidora do Grupo CPFL é atender, nos próximos dois meses, 150 famílias que tenham Tarifa Social de energia ou morem em áreas consideradas de vulnerabilidade social pelo poder público.
O aquecedor solar irá contribuir para a redução do consumo de energia do chuveiro elétrico. Esses equipamentos utilizam calor do sol para esquentar um fluído que passa por tubos, chamados de serpentinas. Cabe ao fluído absorver calor e, circulando dentro do reservatório de água sem se misturar a ela, ajudar no aquecimento da água para o banho. Esta água aquecida será, então, direcionada para o chuveiro da residência. Durante o banho, haverá uma redução no consumo de energia elétrica em função deste pré-aquecimento da água.
Esta mesma ação foi executada em Passo Fundo, Erechim, Santo Ângelo, São Leopoldo e Jóia entre maio e agosto deste ano e outros três municípios terão ação semelhante até outubro. O investimento total por parte da RGE será de R$ 12,7 milhões e 2.400 clientes serão beneficiados nos nove municípios. Os clientes que receberão os aquecedores serão procurados pelos agentes da RGE e, por isso, não há a necessidade de os moradores procurarem a distribuidora.














