Início Saúde Rio Pardinho é a primeira localidade do interior a receber a Farmácia...

Rio Pardinho é a primeira localidade do interior a receber a Farmácia Móvel

Começou nesta terça-feira, 23, o funcionamento da Farmácia Móvel do município. Rio Pardinho foi a primeira localidade contemplada pelo serviço, que estará à disposição dos usuários do SUS, sempre uma vez por mês, conforme calendário divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesa). Cerca de 60 pessoas compareceram à unidade de saúde durante todo o dia e puderam retirar medicamentos de uso contínuo para tratamento de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão e também de uso controlado para outras enfermidades. 

A aposentada Jurema Kuentzer, 65 anos, sofre de dores na coluna e nos membros inferiores, além de ter hipertensão, problemas de tireoide e colesterol elevado. Mesmo com receituário do SUS, ela enfrenta sérias dificuldades para ir até a Farmácia Central retirar os medicamentos prescritos pelo médico. “ Meu marido está doente e os filhos trabalham, também não podem ir. De vez em quando eu até ia, mas tenho dor e nem sempre consigo, aí acabo comprando mesmo, mas o salário não chega”, lamentou.

Depois de retirar os vários medicamentos na sala reservada para a dispensação, dona Jurema não foi direto pra casa. Ela foi conduzida pelas agentes de saúde para uma conversa com a farmacêutica. Ali permaneceu durante cerca de meia hora e, ao final, mostrou-se satisfeita pela atenção e as orientações recebidas. “Ela é muito querida (disse referindo-se à farmacêutica), explica tudo direitinho. Isso é bom porque a gente esquece um pouco as coisas”, falou.

Assim como dona Jurema, muitos idosos fazem uso do que se convencionou chamar de polifarmácia, ou seja, ingerem uma grande quantidade de medicamentos prescritos por diferentes médicos especialistas, sem se dar conta dos riscos que a interação pode causar. Com a atenção farmacêutica, agora possibilitada pela criação da Farmácia Móvel, aproximando profissionais da saúde e usuários dos serviços, a ideia é avaliar melhor caso a caso e reduzir esse uso excessivo. 

Segundo a farmacêutica da Sesa, Débora Hermes, o contato com o paciente é muito importante, especialmente no caso dos idosos que, ao longo dos anos, vão acumulando várias patologias. “Nós conversamos sobre a questão da interação medicamentosa, perguntamos se o paciente tem alguma alergia, se fuma, se bebe, explicamos como essas substâncias podem interferir no tratamento, tirar ou potencializar o efeito de um remédio”, disse. “As vezes a pessoa começa a tomar um medicamento para tratar uma depressão e segue por anos fazendo uso, sem retornar ao médico para uma nova avaliação. Com esse contato mais próximo poderemos traçar um perfil desses pacientes e auxiliar no tratamento”, explicou. 

Para o secretário municipal de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, ir ao encontro das comunidades faz toda a diferença quando o assunto é saúde. “Conhecer a realidade das pessoas é fundamental porque saúde e doença estão diretamente relacionadas às condições de vida, à cultura e aos hábitos de uma população. Quando a gente fala de atenção básica, a palavra já diz tudo, o que as pessoas precisam é de atenção”, ressaltou. 

O projeto Farmácia Móvel vai beneficiar uma população de 12.480 usuários. Enquanto o ônibus que servirá de unidade móvel está em reforma, outro veículo fará o transporte dos medicamentos e uma sala do posto será utilizada para a entrega dos mesmos. A próxima visita da Farmácia Móvel acontece nesta quinta-feira, dia 25, em Pinheiral. Em São José da Reserva, o serviço começa no dia 15 de maio, e em Linha Santa Cruz, no dia 21. Futuramente o projeto Farmácia Móvel também irá oferecer terapias alternativas, grupos de saúde mental e social, orientações sobre o uso de ervas medicinais, entre outras atividades.