Início Geral Romaria da Santa Cruz reúne 7 mil fiéis

Romaria da Santa Cruz reúne 7 mil fiéis

Momento foi de renovar a fé e celebrar a Eucaristia na manhã de domingo em Linha Santa Cruz

Fotos: Rosibel Fagundes
Romeiros aproveitaram a manhã ensolarada para renovar a fé

Luciana Mandler
[email protected]

A Romaria da Santa Cruz, que neste ano chegou a 21ª edição, foi realizada no domingo, 11, em Linha Santa Cruz. A manhã de céu azul e sol fez com que os romeiros prestigiassem o evento religioso, reunindo cerca de 7 mil fiéis. A acolhida aos participantes ocorreu em frente à Igreja Santos Mártires das Missões. Após, o público seguiu em procissão até o Seminário São João Batista. Foram pouco mais de 2 quilômetros de peregrinação até o local, onde foi celebrada a missa com a inauguração do altar-monumento.

Missa ocorreu no altar-monumento, inaugurado no domingo de romaria


O bispo Dom Aloísio Dilli se mostrou muito feliz ao final da romaria. “Tivemos um grande momento de fé e união diocesana, e para que isso acontecesse muitas pessoas colaboraram. Em primeiro lugar, todos que vieram participar e depois aquelas pessoas que mais se dedicaram para que pudéssemos fazer essa procissão tão bonita, num dia tão lindo”, destacou. “E ainda, a inauguração e bênção do altar-monumento, bem como a celebração da eucaristia. ‘Da Cruz nasce a Eucaristia’ foi o grande tema deste ano e conseguimos festejar nessa manhã com a presença do público.”
O vigário-geral, padre Leandro José Lopes, lembrou que o altar-monumento era um desejo antigo, desde quando foram realizadas as primeiras romarias. “Queríamos ter um local para celebrar a eucaristia e foi uma ideia que fomos amadurecendo”, contou. “Como a romaria é da Santa Cruz, há uma passagem bíblica do evangelho de João que diz que o lado aberto de Cristo corre água e sangue. A igreja interpretou esse correr água e sangue como sacramento do batismo e da eucaristia”, explicou a respeito da criação do altar-monumento.


O 12º Plano Diocesano de Pastoral foi outro momento marcante do evento. O documento foi entregue aos representantes das 11 comarcas da Diocese de Santa Cruz do Sul. Ele representa o instrumento de pastoral para o período de 2022 a 2025 e envolve as 51 paróquias e os diversos movimentos e setores que ajudam a disseminar a vida na região. Para o aposentado Benildo Fengler, Deus é o caminho, a direção que se deve seguir. “Ele nos deixou seu legado e devemos participar da romaria. A gente precisar rezar, ter fé e ter Deus, pois sem Ele não conseguimos nada”, refletiu. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Diocese de Santa Cruz do Sul)