Início Geral Rosacruz aborda tendências do mercado em workshop

Rosacruz aborda tendências do mercado em workshop

Evento reuniu estudantes de Engenharia Civil e de Arquitetura

Luísa Ziemann
[email protected]

Proporcionar uma ampla discussão acerca da construção civil e da comercialização de imóveis em Santa Cruz do Sul motivou o workshop “Mercado imobiliário: por que nos inspira?”, ministrado pelo CEO da Rosacruz Incorporadora, Ricardo Franck, dentro da programação do 1º Salão Imobiliário Rosacruz. O evento foi dirigido a estudantes dos cursos de Engenharia Civil e de Arquitetura e Urbanismo da Unisc e o bate-papo contou com a presença dos engenheiros convidados Guinter Knies e Letícia Diesel.


Franck observa que todos os segmentos do mercado imobiliário – residencial, comercial e agrícola – são ativos em Santa Cruz. “É uma cidade em expansão imobiliária, sobretudo em sua região nordeste, como Linha João Alves e Linha Santa Cruz. É um mercado extremamente promissor no município”, aponta o CEO. “É uma cidade com cerca de 140 mil habitantes, mas passam por aqui cerca de 160 mil pessoas para dormir. Trata-se de uma economia com PIB alto e renda per capita alta. Há muito o que se explorar ainda no que diz respeito ao mercado imobiliário de Santa Cruz.”


Para quem já é um investidor ou pensa em arriscar nesse ramo, Franck avisa que este é o momento certo de agir. “É o único investimento, historicamente, que te garante reserva de capital, ou seja, a manutenção do poder de compra. Santa Cruz, pelas características econômicas que tem, é um prato cheio para o desenvolvimento de novos modelos de negócios imobiliários”, explica. Este é, inclusive, um dos enfoques da Rosacruz: a empresa está continuamente em busca de novidades no seu mercado de atuação e trabalha seguindo as tendências mundiais da construção civil.


Entre os empreendimentos da incorporadora está o Rosa Center, localizado bem no centro de Santa Cruz, na Rua Tenente Coronel Brito, a poucos metros do Parque da Oktoberfest. O prédio alia linhas modernas e essência da história da cidade. A originalidade é marcada pela preservação do patrimônio histórico, onde a fachada, de 1904, foi mantida com suas características intactas.

Outros investimentos da companhia são os prédios Gaia, Viseu, Gaudí e Unic. Esse último se destaca por ser o primeiro edifício completamente automatizado do Brasil, obra que os estudantes que participaram do workshop tiveram a oportunidade de visitar.


Seguindo o conceito de “smart home”, o Unic une inteligência artificial e conectividade em um ambiente com estilo atual e urbano. Localizado no início da Rua João Werlang, o empreendimento possui 42 apartamentos transformados em lares digitais, onde, com apenas um toque ou através de comando de voz, os moradores podem controlar todos os seus equipamentos eletrônicos, cortinas, ar condicionado, iluminação, entre outros.


A obra já está 90% vendida e em sua fase final, com previsão para conclusão até julho deste ano. O Gaudí e o Gaia, que devem ser terminados em fevereiro de 2024 e março de 2025, respectivamente, também foram visitados pelos acadêmicos, que puderam ver na prática os investimentos da incorporadora. “A ideia é compartilhar com as instituições de ensino essa visão mais aplicada e aprofundada do mercado imobiliário santa-cruzense. É um processo de inspiração para os profissionais que estão em formação”, frisou Franck.

Sobre a incorporadora

A Rosacruz, fundada em 2008, atua na área de incorporação imobiliária no município e nasceu da experiência de gerenciamento de projetos com a integração da parte técnica e comercial, resultando em serviços diferenciados com preços dentro da tabela de mercado. Entre os principais diferenciais da empresa estão empreendimentos de localização privilegiada, aliando funcionalidade à qualidade dos imóveis.