Início Sem categoria Rudinei Kopp lança Contraforte

Rudinei Kopp lança Contraforte

LUANA CIECELSKI
[email protected]

Romance traz a história de um vigia de museu

 

“Contraforte é um livro estranho, o que pode ser um ponto positivo dependendo da estrutura psicológica do receptor. Conta uma história que anda da primeira à última linha no limite”. Assim o escritor e jornalista Juremir Machado Silva define e apresenta o primeiro livro que será lançado na 30ª Feira do Livro de Santa Cruz do Sul, no dia 9 de setembro, às 14 horas: “Contraforte”, escrito pelo professor santa-cruzense Rudinei Kopp. 
O romance traz a história de um vigia de museu que se depara com um visitante inusitado e uma situação complicada num determinado dia de trabalho. Tudo indica que ele será despedido do emprego tão dificilmente conseguido. Mas então a vida o surpreende e quando menos espera ele se torna alguém cuja opinião sobre arte é importante. 
E nesse cenário a história se desenvolve. Para uns, como aponta Juremir, a história poder parecer quase um thriller, porque “o leitor sente que algo vai acontecer a qualquer momento: um crime, um desatino, um suicídio, uma explosão, um grito de raiva, uma golfada de vômito?”, para outros porém “trata-se de uma bela história de amor”. 
Uma coisa é certa, porém: nada está ali por acaso, nem mesmo o material mais cru e áspero ao toque da capa, nem o vermelho vivo da folha de guarda, nem o dourado dos detalhes encontrados no título e na ilustração, muito menos as palavras cuidadosamente escolhidas para levar ao leitor a um desfecho surpreendente. 
Conforme conta o próprio autor, o livro começou a ser escrito no ano passado. Rudinei montou a história, mas não havia gostado do resultado. Então, passado um tempo, em janeiro desse ano, voltou a trabalhar no livro. A partir disso, dentro de um período de cerca de quatro meses estava pronto o Contraforte como ele chega às mãos dos leitores. “Esse livro deu um pouco mais de trabalho. Ele não estava tão pronto na minha cabeça e eu escrevi um pouco mais também. Cortei muita coisa para a edição final”. 
Com 135 páginas no final, o volume é editado pela Editora Gazeta e pela Editora Pradense e é mais um lançado por um escritor local. Ele também está disponível para a compra na Iluminura, na Livraria Campus (Unisc) e na Cometa, ao preço de R$ 28,00. O lançamento oficial, como dito no início do texto, será no 9 de setembro, às 14 horas, na Praça Getúlio Vargas. Em seguida, o livro será lançado também em Lajeado, no Teatro Univates, no dia 12 de setembro, às 17h30. 

O autor

Rudinei Kopp nasceu em 1973 em Santa Cruz do Sul e é aqui que ele vive ainda hoje. É doutor em Comunicação Social pela PUCRS e professor na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Já publicou Design gráfico cambiante (Edunisc/2SB), Quando o futuro morreu? (Edunisc/Editora Gazeta), Rio dos dias (Editora Gazeta) e Oto e Isac (Editora Gazeta). Também organizou, juntamente com Romar Beling, as antologias de narrativas curtas Nem te conto I, II e III.