Você sabia que no Brasil existe uma semana especial dedicada à Educação Financeira? Em todo o país, diversas instituições e entidades se mobilizam para tratar o assunto através de várias ações e projetos. A 5ª Semana Nacional de Educação Financeira é uma iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) e neste ano acontece de 14 20 de maio.
A Planejar (Associação Brasileira de Planejadores Financeiros) é uma associação que congrega todos os planejadores financeiros CFP® no Brasil e demais profissionais interessados na atividade de planejamento financeiro pessoal. Atualmente conta com 3.657 planejadores financeiros certificados. Em Santa Cruz, neste sábado, 19 de maio, serão realizados dois eventos abertos ao público e gratuitos, com o planejador financeiro Ricardo Pereira Dutra, de Caxias do Sul que ministrará a palestra “Planejamento Financeiro e você” às 10 horas no Colégio Marista São Luís e às 13h30 na Unopar, entidades que prontamente aceitaram participar deste movimento nacional em prol da educação financeira.
Segundo Ieda Machado, consultora financeira e coach, que prospectou estes eventos para nossa cidade, o principal objetivo é trazer conhecimento e refletir sobre as fases da vida e a sua relação com a forma como você administra suas finanças.
No evento serão abordados temas como endividamento, controle de despesas e receitas, importância de se ter fundo financeiro de emergência, reserva para aposentadoria, e muito mais. Entender quais são os fatores que influenciam nas despesas e escolhas de consumo é um dos mecanismos que auxiliam no equilíbrio das contas, sejam elas domésticas ou empresariais. Neste momento se torna essencial saber fazer o seu planejamento financeiro e ter meta a curto e médio prazo.
Além dos eventos da Planejar, a consultora Ieda Machado realizou palestras em empresas privadas e escolas. Seu objetivo para 2019 é engajar mais entidades e empresas neste movimento de conscientização sobre a importância do planejamento financeiro pessoal para se ter futuro com sustentabilidades e mais qualidade de vida.
– Para facilitar os controles utilize App ou planilhas que são de fácil acesso e uso;
– Ao fazer compras parceladas, lembre-se de incluir o valor das parcelas na sua projeção futura;
– Identifique onde estão os maiores gastos e avalie como reduzi-los;
– Controle o impulso de consumo avaliando a real necessidade da compra;
– De todo o valor que você recebe, destine 10% para investimento e construir renda passiva;
– Convide todos da sua família para participar do controle e manutenção do orçamento, estabelecendo objetivos que todos possam contribuir.
“Lembre-se que rico não é quem tem o maior rendimento, mas sim quem melhoradministra seu dinheiro”.














