Início Geral Saiba como economizar combustível

Saiba como economizar combustível

Ricardo Gais
[email protected]

Cuidados essenciais com o carro podem ser fatores para o melhor consumo de combustível. – Foto: Divulgação/Riovale Joral

Nos dias de hoje, toda forma de economizar combustível é bem-vinda, no entanto, essa prática deve ser realizada corretamente, pois pode danificar o veículo. Para saber como poupar gasolina é importante ir até um mecânico de confiança, que conheça seu carro e que possa lhe orientar sobre como proceder. Por isso, o Riovale Jornal foi atrás de algumas dicas que podem ser úteis para quem deseja começar a poupar combustível e ter um melhor rendimento de seu veículo.

Felipe Gehrke, gerente comercial da Mecânica 180, em Santa Cruz do Sul, comenta que muitas pessoas tentam fazer a média de consumo do carro, no entanto, não fazem da forma ideal e acabam tendo um ‘falso’ resultado, que pode estar tirando dinheiro a mais do bolso na hora de abastecer. O que também implica nessa média de consumo é o tamanho do motor, quanto maior, menor vai ser a economia. “Para economizar, a maneira que você anda pode ser crucial para essa economia”, disse Gehrke.

“Quando você exige mais do motor, ele vai gastar mais, como em ultrapassagens. O trajeto no dia a dia para o trabalho, por exemplo, interfere na economia, pois as constantes paradas em semáforos, além do trânsito lento geram um consumo alto de combustível, por isso é importante sair com tempo de casa, pegar menos trânsito e manter uma velocidade constante do carro. Fazer o abastecimento do veículo em um posto de combustível de confiança também é importante”, sublinha.

Alguns cuidados com o carro são essenciais para um consumo melhor do combustível, destaca o profissional. Entre eles estão: manter em bom estado as velas e cabos, o filtro do combustível, válvula termostática, sistema de arrefecimento; deixar o bico injetor limpo; correia dentaria em ponto certo; usar o tipo de óleo certo no carro e evitar pesos desnecessários dentro do veículo. “Se esses itens estiverem em bom estado, a economia de combustível será muito boa, mas o motorista também deve fazer a sua parte, como manter uma velocidade constante, sem ‘esticar’ a marcha, evitar pisar fundo no acelerador e não praticar o tradicional liga e desliga ao parar no semáforo, pois isso não gera a economia que o motorista pensa que está tendo”, enfatiza. O ar-condicionado é outro fator que exige mais trabalho do carro e ocasiona no maior consumo de combustível, destacou o profissional.

Fatores como andar uma parte do trajeto com o câmbio do carro no ponto morto, ou o pneu não calibrado, andar com as janelas do veículo fechado não ajudam a poupar. De acordo com Gehrke, deve-se cuidar muito a quantidade de álcool que contém na gasolina e o tempo de vida útil do tanque de armazenado de combustível nos postos também pode ser um fator para a qualidade do produto, “se muito velho, pode prejudicar na qualidade final da gasolina”, sublinha.

Outra dica para poupar combustível para quem tem carro com câmbio automático é reduzir a marcha utilizado a opção D3 durante uma ultrapassagem, pois muitas pessoas pisam fundo no acelerador, ocasionando um maior consumo de gasolina, e dessa forma o carro não precisa muita força e gasta menos.

O clima também interfere para uma boa economia, pois se a pessoa abastece com álcool no inverno, o motor do carro demora mais para aquecer, e um curto trajeto percorrido pode gerar um maior gasto, diferente se for usada a gasolina, que tem uma maior reação para aquecer o motor. Já no verão, tanto o álcool como a gasolina têm a mesma reação em um curto espaço de tempo. “Por isso muita gente não usa álcool hoje, pois demora para aquecer o motor”, comenta Gehrke.