Início Geral Saiba como serão os serviços neste feriado em Santa Cruz do Sul

Saiba como serão os serviços neste feriado em Santa Cruz do Sul

Em virtude da data comemorativa, setores sofrerão mudança nos horários

Ricardo Gais
[email protected]

Comércio estará fechado. -Foto: Rolf Steinhaus

Nesta quarta-feira, 21, ocorre mais um feriado nacional brasileiro, popularmente conhecido como o Dia de Tiradentes, no entanto, a data tem como nome original Dia da Inconfidência. Este feriado faz alusão à morte de Joaquim José da Silva Xavier, dentista que foi líder da Inconfidência mineira, uma revolta de caráter republicano e separatista que ocorreu em 1789 e teve influência na Independência dos Estados Unidos.
Em alusão ao feriado, os principais serviços do Município sofrerão mudança em seus horários de funcionamento. Confira:

  • Comércio: O comércio varejista irá funcionar em horário normal nesta terça-feira, 20. Já no feriado permanecerá fechado, retornado ao horário normal na quinta-feira, 22.
  • Mercados: O Sindigêneros do Vale do Rio Pardo informa que, conforme Convenção Coletiva de Trabalho, as empresas do comércio varejista de gêneros alimentícios (hipermercados, supermercados, minimercados, armazéns, etc), poderão abrir os seus estabelecimentos no feriado, em horário de domingo.
  • Bancos: Conforme a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as instituições financeiras não abrem para atendimento nesta quarta-feira. Os carnês e contas de consumo (como água, energia, telefone, etc) vencidos no feriado poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte.
  • Rapidinho: O Estacionamento Rotativo Rapidinho não funcionará nesta quarta-feira. O atendimento retornará na quinta-feira.
  • Água e luz: Os serviços podem ser solicitados via plantão pelos telefones 0800 707 7272 (RGE Sul) e 0800 646 6444 (Corsan).
  • Transporte: O transporte coletivo do Consórcio TCS funcionará com o horário de domingo.
  • Área da saúde: Estarão funcionando os plantões da Vigilância Sanitária/ Fiscalização, Pronto Atendimento do Hospital Santa Cruz, Hospitalzinho, Cemai, Setor de Transportes, SAMU, UPA do Esmeralda, Ambulatório de Campanha e Caps AD.
  • Recolhimento de lixo: O recolhimento de lixo pela Conesul será normal. Também haverá coleta de materiais recicláveis pela Coomcat.
  • Feiras rurais: Somente haverá atendimento na Feira da Oktoberfest, na parte da manhã, das 6h às 12h. A Feira Central não irá funcionar neste dia.
  • Emergências: Guarda Municipal de Defesa Civil podem ser acionadas pelo 153, enquanto o Samu é pelo telefone 192. Abrigo e Albergue (horário normal); Conselho Tutelar e Escritório da Mulher (plantões).
  • Canil Municipal: Em regime de plantão para casos de urgência e emergência através do contato com a Guarda Municipal.