Início Sem categoria Santa Brass Band faz show amanhã no Camarim

Santa Brass Band faz show amanhã no Camarim

Viviane Scherer Fetzer
[email protected]

Banda se apresentou durante a Feira do Livro do município

A big band Santa Brass Band estará no Espaço Camarim, amanhã a partir das 20h para fazer mais uma apresentação. O repertório contará com músicas desde a década de 40 até os atuais. Os ingressos custam R$20,00 e R$15,00 antecipados. A banda tocará os clássicos que vão desde Me and Mrs. Jones (Billy Paul), I Feel Good (James Brown) até Tim Maia e Jota Quest.
A banda é composta por músicos voluntários de Santa Cruz, Sinimbu, Rio Pardo, Rio Pardinho com saxofones, trompetes, trombones, guitarra, baixo, teclado, percussão, e bateria, mantendo viva a formação de big band e incentivando o crescimento da cultura local e regional. A banda começou a ensaiar em fevereiro com os arranjos feitos pelo maestro Carlos Oscar Procat, ele conta que era um sonho de muitos anos conseguir montar uma big band. “Em novembro de 2015 comecei a falar com um e outro, aí grande parte topou e acabou dando certo”, conta Procat. Durante o ano se apresentou na feira do Livro e no show-room do empreendimento München Open Mall e Residence. Já receberam convites para eventos de final de ano e como os músicos também trabalham em outras bandas estão verificando as agendas. 

O maestro

O maestro Carlos Procat em uma de suas apresentações

Carlos Oscar Procat é natural de Santa Cruz do Sul. Aos 17 anos foi convidado a viajar para o Rio de Janeiro junto com o maestro Chiquinho do Acordeon, que também é santa-cruzense, para que estudasse música lá. Primeiro estudou na escola do maestro Guerra Peixe, depois com o maestro Villa Lobos e ainda com o maestro Alceu Boquino, estudando orquestração. Ele também fez um curso por correspondência em 1978, na Berklee Colege of Music, de Boston, Massachussets, Estados Unidos. 
Em sua passagem pelo Rio de Janeiro tocou ao lado de grandes nomes da música brasileira como Lady Zu, rainha da discoteca da década de 70, Pery Ribeiro, Cauby Peixoto. Fez dez shows com Tim Maia. Participou de programas com a Orquestra Tabajara de Severino Araújo, junto com Jamelão em uma temporada no Teatro João Caetano. “Quebrou um galho” como baixista de Clara Nunes, quando o baixista dela quebrou o braço, foi substituído por Luizão Maia que acabou indicando Carlos para tocar. Participou também do Programa de Flavio Cavalcanti, na TV Tupi. Substituiu o professor Gabriel Bezerra de Melo, que era baixista da Globo e da Orquestra Sinfônica Brasileira. “Como ele tinha muitas coisas para fazer me chamava para que fizesse no lugar dele, ele era professor de dois alunos só, um era seu filho que estudava baixo acústico e eu que estudava baixo elétrico”, conta o maestro santa-cruzense.

Em apresentação da Banda Municipal de Vera Cruz

Nas primeiras vezes ele admite que ficava muito nervoso, mas com o tempo se acostumou. 
Maestro há 35 anos, morou por 28 em Foz do Iguaçu onde foi maestro da Banda Municipal por dez anos. Também foi maestro da banda municipal de Itaipulândia por quatro anos, e por um ano da de São Miguel do Iguaçu. Depois de ter ficado viúvo voltou para Santa Cruz em 2012. Hoje é maestro da Banda Municipal de Vera Cruz.

Integrantes da Big Band
Carlos Procat – Maestro
Filipe Barroso – Primeiro trombone
Ederson Christmann – Segundo trombone
Ademir GoercK – Terceiro trombone
Donato Weis – Trompete
Ivo Hermes – Trompete
Lautério Goerck – Segundo trompete
Lucas Kist – Sax alto
Oeslei Hirsch  – Sax alto
Milton Kroetz – Sax tenor
Everson Tavares – Sax tenor
Juliana Müller – Cantora
Josi Schmitz – Cantora
Fernando Drescher- Cantor e percussão
Samuel Weiss – Bateria
Leandro Machado – Guitarra
Celson de Lima – Teclado
André Dreher – Contrabaixo elétrico