Início Especiais Santa Cruz do Sul: 142 anos em constante desenvolvimento

Santa Cruz do Sul: 142 anos em constante desenvolvimento

Foto: Acervo Prefeitura Municipal

Uma cidade promissora e que segue na escala de crescimento. Um orgulho para todos os filhos desta terra e para aqueles que a adotaram de coração e aqui fixaram morada. Cidade modelo e acolhedora que sempre buscou ser uma referência no cenário do país. Foram 29 anos desde seu surgimento até ser reconhecida como um município independente. Foi na década de 1840 que os primeiros passos foram dados e que seriam seguidos por todos aqueles que apostavam no futuro desta. Na época ainda fazia parte da cidade vizinha de Rio Pardo, sendo distrito desta.

Em 1849, o local, então chamado de Faxinal de João Faria, em terras de Antônio Martins da Cruz Jobim, Barão de Cambaí, foi povoado com a instalação de cinco famílias alemãs, vindos das longínquas regiões da Silésia e do Reno. A então já denominada colônia de Santa Cruz recebeu terras cedidas pelo Governo Imperial, através das leis da época que incentivavam a imigração estrangeira. E foi no berço da colonização alemã, hoje Linha Santa Cruz, que se estabeleceram os primeiros imigrantes alemães, na chamada Colônia Picada Velha.

O primeiro administrador foi Evaristo Alves de Oliveira, e o primeiro diretor o engenheiro Johann Martin Buff. Apesar de a maioria dos imigrantes serem agricultores, muitos artesãos foram instalados no local. Como exemplo um grupo de 71 chefes de família chegados em 1853, no qual constavam 25 artesãos e 46 agricultores. Apesar de dificuldades no assentamento da terra, bem como em desajustes financeiros e políticos a colônia cresceu rapidamente: em 1849 havia doze habitantes; em 1852 eram 254, e em 1853 ocorreu um incremento de 692 pessoas; em 1859 havia 2.723 habitantes.

A região logo se tornou um centro da produção de fumo, elevando Santa Cruz do Sul a ser reconhecida como a “Capital Nacional do Fumo”. Entre 1859 e 1881, a produção do fumo passou de catorze para 1.552 toneladas, tornando-se o principal produto para a exportação, com 95% de sua safra exportada para outras localidades.

A cidade foi oficialmente fundada em 31 de março de 1877, emancipada de Rio Pardo pela lei nº 1079. No dia 28 de setembro de 1878, instalou-se a Câmara Municipal na casa situada na esquina das ruas São Pedro e Taquarembó (atuais Marechal Floriano e 28 de Setembro). A sessão de posse foi presidida pelo vereador Joaquim José de Brito (Tenente Coronel Brito), mas na primeira ordinária, dia 15 de outubro, a presidência já foi exercida por Carlos Trein Filho.

De 1917 a 1965 a cidade vivenciou uma forte expansão no setor fumageiro. A partir de 1918 o processamento do tabaco plantado na região passou a ser controlado por médias e grandes empresas, com o surgimento da Companhia de Fumo Santa Cruz, fusão de seis outras empresas menores. No ano seguinte chega ao município a anglo-britânica Souza Cruz, em 1932 a teuto-brasileira Tabacos Tatch, em 1948 a brasileira Companhia de Tabacos Sinimbu, e em 1975 a francesa Meridional Tabacos. Tais empresas expandiram seu alcance com o tempo, investindo ainda na tecnologia para o aperfeiçoamento de sementes e no acompanhamento dos produtores rurais, estabelecendo ainda quotas de produção e determinando preços. Em 1970, Santa Cruz contava com forte economia industrial, sendo o fumo seu carro chefe.

Em 1937, durante a Era Vargas e no âmbito da Segunda Guerra Mundial, o governo federal iniciou uma campanha nacionalista que proibiu o uso e ensino da língua ale-mã, estabelecendo inclusive o fechamento de jornais e estabelecimentos culturais, o que teve forte impacto na região, onde a língua é até os dias de hoje falada e ensinada. Com o crescimento da cidade, em 1962 a Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc) inicia suas atividades com cursos de ensino superior, e em 1980 uniu quatro faculdades criadas por ela nas chamadas Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul (Fisc). Em 1982, iniciou-se a construção do atual campus da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), sendo o projeto e os devidos credenciamentos finalizados em 1993.

POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO

O Poder Legislativo é exercido pela Câmara de Vereadores, enquanto o Poder Executivo pela Prefeitura, auxiliada pelas secretarias. A Câmara Municipal foi fundada em 28 de setembro de 1878, na esquina das atuais Marechal Floriano e 28 de Setembro. Após várias mudanças de sede, localiza-se desde 2016 em prédio alugado na Rua Fernando Abott. De 1878 a 1937, a Câmara teve 116 vereadores. Com o surgimento do Estado Novo, em 1937, as Câmaras Municipais foram fechadas por Getúlio Vargas. Após a deposição de Vargas, em 1945, começam as legislaturas, em geral de quatro anos.

Da primeira legislatura, que foi até 1947, à 17.ª legislatura, que vai até 2020, a Câmara teve 275 vereadores, ao todo 391 vereadores desde a fundação, sendo alguns reeleitos. Na legislatura de 2016 a 2020, dezessete vereadores compõem a Câmara Municipal. Um aumento para dezenove havia sido proposto, mas o número permaneceu o mesmo da legislatura anterior. Na eleição de 2016, o prefeito Telmo Kirst foi reeleito.