Início Sem categoria Santa Cruz do Sul confirma casos de reinfecção por Covid-19

Santa Cruz do Sul confirma casos de reinfecção por Covid-19

Luciana Mandler
[email protected]

Foto: Divulgação

Assim como ocorreu com Julia Heck, (matéria completa na edição do jornal impresso de hoje) entrevistada pela reportagem do Riovale Jornal, para falar sobre como se recuperou da Covid-19 e que teve o caso de reinfecção pelo novo coronavírus confirmado, há alguns outros relatos de reinfecção pelo vírus em Santa Cruz do Sul.

A equipe de reportagem entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde para confirmar a informação e prestar alguns esclarecimentos. De acordo com a doutora Clauceane Venzke Zell, coordenadora da parte médica da rede básica de Saúde do Município, há alguns casos de reinfecção, com comprovação através de exames. Ela explica que hoje não há uma maneira diferenciada para atender essas pessoas, pois não há relato de pior quadro quando há reinfecção. “Foi enviado para análise de qual variante de vírus esteja envolvida na reinfecção, mas não temos o resultado ainda”, salienta.

Conforme a secretária de Saúde, Daniela Dumke, um levantamento será feito nos próximos dias para monitoramento, e após será possível dar mais detalhes.

SOBRE ACOMPANHAMENTO

Quando havia poucos casos de Covid-19, fazia-se o monitoramento a cada 48 horas. “Hoje, pelo grande número de infectados isso não é mais possível. Mas orienta-se o paciente a fazer o isolamento domiciliar e se houver piora no quadro que procure as unidades de saúde, serviços de urgência e emergência ou o ambulatório de campanha”, esclarece a doutora Clauceane.

A profissional ainda salienta que todos os exames chegam até a Vigilância Epidemiológica, independentemente do local onde foram realizados. “Os laboratórios, farmácias necessitam, ou melhor, são obrigados a notificarem qualquer exame de Covid realizado. Independente se positivo ou negativo”, aponta.

OS EXAMES

Para que a população não confunda e entenda um pouco sobre os exames, a Secretaria de Saúde esclarece a diferença entre os exames IgM e IgG. Um exame de anticorpos IgM significa que a doença está ativa. Já o IgG significa infecção passada ou pode ser imunidade. “Não sabemos até quando essa imunidade se mantém. Alguns relatos são de imunidade por três meses”, enfatiza a doutora Clauceane.