Início Saúde Santa Cruz do Sul já confirmou 61 casos de dengue neste ano

Santa Cruz do Sul já confirmou 61 casos de dengue neste ano

Ricardo Gais
[email protected]

Locais com água limpa parada, podem ser locais propícios para o mosquito. – Foto: Ricardo Gais

A Covid-19 está no centro das atenções há mais de um ano, no entanto, é preciso lembrar que a população está vulnerável a outras doenças, como é o caso da dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Em Santa Cruz do Sul, o número de casos confirmados pela Vigilância Epidemiológica já chega a 61 desde o início deste ano.

Conforme o coordenador do setor de endemias, Rudiberto Berlt, a maioria dos casos está concentrada na área central da cidade (34) e nos bairros Ana Nery (6), Arroio Grande (11) e Senai (7). “Estamos fazendo um trabalho mais intenso no Arroio Grande, pois lá a situação está nos preocupando mais”, disse. 

O aumento significativo de casos é atribuído à seca que a região enfrentou, com o atual período de chuvas aliado com a umidade, disse o coordenador. “A tendência para os próximos meses nos preocupa, pois o clima é favorável para a proliferação do mosquito da dengue, mas contamos com o frio para amenizar a situação”, sublinha. A alta incidência do inseto, conhecido popularmente como borrachudo, em valas e córregos é outra preocupação da Vigilância.

Berlt pontua que o trabalho dos agentes está sendo intensificado e pede a colaboração da comunidade para que receba os profissionais, que estão devidamente identificados como trabalhadores da Prefeitura e seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19. “Em algumas situações, a equipe faz a aplicação de larvicidas para fazer o tratamento de água parada, como em piscinas e tonéis. Também pedimos que a população revise seu pátio, floreiras, locais com água parada, pois uma tampa com água limpa já é o suficiente para se formar um criadouro e para proliferação do mosquito”, alerta o coordenador.
 
SINTOMAS 

Segundo o Ministério da Saúde, todas as faixas etárias são suscetíveis a doença, porém, as pessoas mais velhas têm maior risco de desenvolver dengue grave e outras complicações que podem levar à morte. O risco de gravidade e morte aumenta quando a pessoa tem alguma doença crônica, como diabetes e hipertensão, mesmo tratada.

Os principais sintomas da dengue são: febre alta (38.5ºC), dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. A infecção por dengue também pode ser assintomática (sem sintomas), leve ou grave e neste último caso pode levar até a morte.

Não existe tratamento específico para a dengue e em caso de suspeita da doença é fundamental procurar um profissional de saúde para o correto diagnóstico.