
Foto: Ana Souza
As Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e Inclusão, e de Agricultura, que fazem a gestão do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em parceria com os agricultores familiares, realizou na manhã dessa terça-feira, 13, no auditório da Procuradoria Geral do Município (PGM) uma reunião para discutir os detalhes do programa. Estiveram presentes os secretários da Agricultura, Zeno Assmann; a sub-secretária de Desenvolvimento Social e Inclusão, Nubia Bruch, além de representantes da equipe do PAA, da Emater e do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea).
O secretário de Agricultura, Zeno Assmann, destacou que nunca se teve tantas agroindústrias familiares no programa. “Serão doze produtos que contribuem para a variabilidade dos cardápios elaborados pelas nutricionistas que atendem os serviços”, disse ele, que citou entre os produtos ovos, carne de gado, arroz, pão, bolo, biscoito, mix de legumes e moranga congelados, aipim congelado e pepino em conserva.
Em sua fala, a sub-secretária de Desenvolvimento Social e Inclusão, Nubia Bruch, frisou a importância da aquisição de produtos da agricultura familiar. “O Banco de Alimentos precisa continuar e depende muito desta parceria com os agricultores. Os produtos são utilizados na rede socioassistencial do município e que atende as pessoas que estão em vulnerabilidade social”, explicou Nubia.
Entre os objetivos do PAA está o incentivo à produção local e geração de renda dos agricultores, promovendo o desenvolvimento social e econômico e promoção da segurança alimentar. Através da Portaria/SESAN MDS, n° 191 de 29 de agosto de 2025, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Inclusão, foi habilitada para executar o programa na modalidade compra com doação simultânea no valor de R$ 325 mil.
O Programa beneficiará 38 agricultores familiares locais adquirindo alimentos in natura e produtos de 10 agroindústrias. Através do Banco de Alimentos, irá repassar para serviços da rede socioassistencial do município que atende pessoas em vulnerabilidade social como as cozinhas comunitárias, serviços de convivência e fortalecimento de vínculo, abrigos, Albergue Municipal, além de entidades cadastradas no Banco de Alimentos. Serão fornecidos 55 produtos cadastrados no programa, dentre eles hortifrutigranjeiros, alimentos minimamente processados, processados e orgânicos.
O aumento da oferta pode ser percebido após o início do trabalho que a Secretaria da Agricultura e Secretaria da Saúde estão realizando através do Programa Municipal da Agroindústria Familiar, que atende agricultores que têm interesse em formalizar uma agroindústria, realizando visitas técnicas, orientações, auxílio com a rotulagem de produtos, elaboração de Manual de Boas Práticas, entre outros.
Em dezembro de 2025 o município também foi classificado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural- SDR com um valor de R$ 70 mil para outro PAA, o Programa aguarda orientações do Estado para o início das atividades.














