Cristiano Silva
[email protected]
Rolf Steinhaus
Nando Endres (e), Mano Changes (c) e Fredi “Chernobyl” Endres (d) tem uma relação de peso com o município
Que Santa Cruz sempre recebeu inúmeras bandas de peso, seja nacional ou estadual, todo mundo sabe. Inúmeros artistas, que vieram à cidade em turnês e fizeram grandes shows, sempre deixaram na memória eterna das pessoas momentos únicos através de suas músicas. Para uma banda em especial, a emoção é recíproca.
A Comunidade Nin-Jitsu tem uma relação intimista e histórica com Santa Cruz do Sul. A banda – que na quinta-feira à noite, 15 de agosto, participou do QI Unisc promovido pela Rádio Atlântida no auditório central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e hoje faz show no Arena Club – está em Santa Cruz para, além de fazer shows, divulgar seu mais recente registro: Comunidade Nin-Jitsu Ao Vivo no Opinião.
Gravado em novembro do ano passado, este DVD reúne os grandes sucessos da banda gaúcha formada por Mano Changes, Fredi “Chernobyl” Endres, Nando Endres e Cristiano “Gibão” Bertolucci. Apadrinhado pelos Raimundos e Charlie Brown Jr., o ComunidadeNin-Jitsu surgiu em cena nos anos 90, como uma mistura de rock, reggae, funk e rap.
No DVD, dividindo o palco com o grupo, Erick Endres (filho do guitarrista Fredi Endres), Edu K (De Falla), Lucas Silveira (Fresno), BNegão, Xis, Leo Henkin e Serginho Moah (Papas da Língua) e Chorão (Charlie Brown Jr.) dão ao show um ar de celebração e harmonia total entre os convidados.
PAPO CEBEÇA
Mano Changes e os guris da Comunidade Nin-Jitsu concederam e aproveitaram para falar sobre a relação com Santa Cruz do Sul: “É ótimo que passa um tempão e a galera continua ouvindo. Hoje também tem uma galera mais nova curtindo nossas músicas e começa a entender a nossa história”, revela Mano Changes.
O vocalista conta ainda que Santa Cruz é uma cidade diferente para a banda. “O primeiro show que fizemos fora de Porto Alegre foi no Van Gogh (clássica casa noturna de Santa Cruz nos anos 90 localizada na rua Marechal Floriano) em 1996 e a apresentação da Oktoberfest em 2002 foi muito especial também, pois foi o show que fizemos antes de abrir para o Red Hot Chili Peppers no Gigantinho em Porto Alegre”, relembra Mano.
“A Comunidade gosta do que faz, está na estrada há tempo, e Santa Cruz está marcada na nossa história, principalmente por esses dois shows” acrescenta Mano Changes. O músico também comentou que o grupo pretende aproveitar o lançamento do DVD ao vivo para projetar o futuro.
“Aproveitando esse clima do DVD ao vivo com todos os nossos sucessos e participações especiais, a gente quer usar o momento pra pensar em músicas novas pra um futuro e, quem sabe, no final deste ano lançar algum novo registro de inéditas” declara o vocalista da Comunidade.O show de hoje à noite no Arena Club é uma promoção da Firstchair Produções. Antecipados podem ser adquiridos pelo site www.ingressosscs.com.br.














