Início Saúde Santa Cruz na luta contra Aids

Santa Cruz na luta contra Aids

Alyne Motta – [email protected]

Há vários anos, a data 1º de dezembro é marcada por ser o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, uma campanha que busca discutir as questões relacionadas à vulnerabilidade ao HIV/aids, na população. Este ano, o enfoque nacional será jovens gays de 15 a 24 anos, das classes C, D e E.
De acordo com a coordenadora municipal de DST/HIV/Aids, Flávia Gama, a intensificação do trabalho acontece na maior incidência de casos. “A cada ano, o trabalho é baseado em pesquisas, mas isso não significa que outras faixas etárias e ou casos são deixados de lado”, explica.
A campanha desse ano, cujo slogan é “A aids não tem preconceito. Previna-se” busca estimular a reflexão sobre uma sociedade menos preconceituosa, mais solidária e tolerante à diversidade sexual e às pessoas vivendo com HIV/aids, alertando a percepção de que todos são vulneráveis.
Para levar o assunto bem próximo da população, o Centro Municipal de Atendimento a Sorologia (Cemas) de Santa Cruz do Sul promoveu, na Praça Getúlio Vargas, diversas ações durante todo o dia de ontem, 1º de dezembro. A escolha do local se deu ao grande fluxo de pessoas.
Das 9h até as 16h, houve a coleta de exames Anti-HIV/Sífilis, além da distribuição de preservativos, folders, e orientação sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). A meta é que cerca de 80 testagens sejam realizadas no local.
Em pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde, Santa Cruz do Sul encontra-se em 41º lugar no ranking nacional da aids. “É um aumento em relação ao ano passado, porém nos deixa bastante satisfeitos porque mais pessoas estão realizando exames Anti-HIV”, explica Flávia Gama.
Ela acredita que os dados sejam de pessoas infectadas há mais tempo, mas que só agora ficaram sabendo. Em 2010, foram 53 novos casos, sendo que este ano o número já atingiu 80. Quanto à mortalidade, o número até agora é o mesmo de todo 2010, um total de 13 óbitos.
Como forma de alerta, aliando a prevenção das drogas, uma das portas de entrada da aids, as secretarias municipais de Saúde, Desenvolvimento Social e Educação e Cultura realizaram uma caminhada. Com a Banda Marcial da Escola Santa Cruz à frente, chamaram a atenção por onde passavam.
“Nosso foco foi exatamente a prevenção, chamando toda a população para o combate às drogas”, explicou a enfermeira Vera Lucia Ferreira, diretora de Ações e Programas de Saúde. Durante todo o percurso foram distribuídos preservativos e folders que explicavam sobre a doença.
Para o secretário de Saúde, Edison Rabuske, a data é importante em todo planeta. “O mundo todo está falando em aids. O ato de hoje representa a visualização do trabalho desenvolvido pelo Cemas”, afirmou o secretário, que acredita na exposição do assunto de forma clara para a população.
A culminância da caminhada aconteceu em frente ao Parque da Oktoberfest, onde todos foram recebidos pelo prefeito em exercício, Luiz Augusto Costa a Campis. “Ações como essas alertam a população. É uma luta muito grande e temos a certeza que estamos resgatando o compromisso com a saúde”, garantiu Campis.
Quem não pôde fazer o exame e tem interesse, pode procurar o Cemas na Rua João Pessoa, 1347, esquina com a Rua Dona Flora. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30 com atendimento alternativo na quarta-feira à noite, das 18h às 21h. Informações (51) 3715 6368.

Alyne Motta

Caminhada visou alertar sobre as drogas e aids

Alyne Motta

Praça Getúlio Vargas foi o centro das atividades

Alyne Motta

O secretário de Saúde, Edison Rabuske, juntamente com o prefeito em exercício, Luiz Augusto Costa a Campis, a secretária de Desenvolvimento Social, Nubia Bruch e a secretária de Educação e Cultura, Rejane Henn

 

Sobre o Dia Mundial

Em 1987, a Assembleia Mundial de Saúde, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), decidiu transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids, para reforçar a solidariedade, a tolerância e a compreensão em relação às pessoas infectadas pelo HIV.