Início Sem categoria Santa Cruz não registra óbito por Covid há uma semana

Santa Cruz não registra óbito por Covid há uma semana

Ricardo Gais
[email protected]

Foto: Divulgação

O processo de vacinação contra a Covid-19 começa a mostrar sinais positivos em Santa Cruz do Sul. Conforme os dados da Prefeitura Municipal, o último óbito registrado pela doença ocorreu no dia 6 de agosto, desde então, até essa sexta-feira, 13, novas mortes não foram contabilizadas, mantendo os dados com 298 vidas perdidas para a doença.

A vacinação em Santa Cruz, para maiores de 18 anos, já atingiu 80.537 pessoas com a primeira dose (87,86%). Já com o esquema vacinal completo são 39.826 pessoas imunizadas (43,45%) até essa quinta-feira, 12. Esses números se refletem nos dados do Governo do Rio Grande do Sul. De acordo com o “Sistema 3As de Monitoramento da Pandemia”, a taxa de mortalidade na Região de Santa Cruz é de 1,1% por 100 mil habitantes. Enquanto que a do Estado é de 1,8%. Esses números representam uma queda de 50% na variação semanal de óbitos na região.

Outros números que vêm em constante queda são os de casos confirmados e internados. Nos últimos sete dias, a média móvel de registros no Município foi de 12 casos diários. Dados inferiores aos do mês de junho e julho, quando eram 25 a 30 casos diários. Desde então, os números seguem em declínio.

Referente aos internados, nos últimos sete dias os hospitais de Santa Cruz contavam com uma média de 15 pacientes relacionados à Covid-19. O número de hospitalizações vem diminuindo desde 9 de julho, quando eram 30 internados. Até ontem, a ocupação dos leitos de UTI por pacientes com Covid-19 era de 40% no Município.

O cenário também é percebido no País. Devido ao avanço da vacinação, pesquisadores da Fiocruz registraram queda no índice de mortalidade por Covid-19 no Brasil. O boletim epidemiológico que vai até o fim de julho mostra uma redução em 1,23% ao dia (taxa de mortalidade), e em 0,3% a incidência de casos. A média móvel de mortes por Covid-19 caiu de 4.000 por dia, em abril, para menos de mil, atualmente.

Mais vacinas

A Secretaria da Saúde irá distribuir o lote de 44.460 doses de vacinas da fabricante Pfizer recebidas do Ministério da Saúde na última quarta-feira, 11. Para Santa Cruz do Sul serão 570 doses do imunizante referente à primeira aplicação. O lote de AstraZeneca com 63.250, que também chegou na quarta, ficará reservado para aplicações futuras de segunda dose. Ontem, dia 13, chegaram ao Estado 104.440 doses da CoronaVac e 65.520 doses da Pfizer, as quais serão distribuídas nos próximos dias.