Início Sem categoria Santa Cruz realiza ações do Outubro Rosa

Santa Cruz realiza ações do Outubro Rosa

Alyne Motta – [email protected]

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
A ação tem como objetivo principal alertar as mulheres para a sua própria saúde e sobre a importância da mamografia na detecção precoce do câncer de mama. E como não podia deixar passar, Santa Cruz do Sul entrou na onda e diversas entidades e organizações realizaram suas atividades de conscientização.
Na manhã da quinta-feira, 20 de outubro, a prefeita Kelly Moraes juntamente com as secretárias municipais e integrantes da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Santa Cruz do Sul realizaram um ato de sensibilização, com direito a presença da Frida, no Chafariz situado na frente do Parque da Oktoberfest.
Para a prefeita Kelly Moraes, a luta contra o câncer de mama é uma causa nobre e muito importante para a sociedade. “O Rio Grande do Sul é um dos estados com o maior índice. Em Santa Cruz não é preciso lista de espera para fazer a mamografia pelo sistema público de saúde. Temos que conscientizar as mulheres da necessidade de fazerem o exame, de tomarem essa atitude”, disse a prefeita.
A presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Berenice Trevisan, exaltou a importância de ações, parcerias e afirmou que a luta deve ser conjunta. “Para a Liga, a batalha é uma só e precisamos nos unir com o objetivo de conscientizar a população em relação à prevenção do câncer de mama”, disse.

ANA NERY
Para comemorar o Outubro Rosa, o Grupo de Humanização e Educação em Saúde (GHES) do Hospital Ana Nery em parceria com o Centro de Oncologia Integrado (Coi) e com a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Santa Cruz do Sul encheu o céu de balões cor-de-rosa na manhã da quarta-feira, 19 de outubro.
Cerca de 50 pessoas entre colaboradores, pacientes, familiares e representantes da Liga Feminina estiveram presentes no estacionamento do Coi para acompanhar os balões sendo soltos. O ato simbólico também marcou o Dia da Vida, comemorado no dia 13 de outubro.
“Precisamos sempre avaliar se temos qualidade de vida e se somos felizes. Foram utilizados balões que simbolizam alegria, felicidade e esperança e todos eles na cor rosa em função do Outubro Rosa”, declarou a coordenadora do GHES, Laura Pacheco. Dentro de cada balão havia sementes de pinheiro, tipuanas e jacarandá.

SANTA CRUZ

O Centro de Diagnóstico e Intervenção por Imagem (Cdii) do Hospital Santa Cruz também terá uma programação especial voltada para as mulheres em prol da campanha Outubro Rosa. Para tanto realiza duas palestras sobre o assunto nos dias 25 e 31 de outubro.
No dia 25 será com a médica radiologista Cristiane Becker Jucá e com a ginecologista Renata Becker Jucá, às 18h30, no Hospital Santa Cruz. Já no dia 31 às 10h, na área acadêmica do Hospital, ocorre a segunda palestra com a médica residente Bárbara Lambert.
Os funcionários do Cdii estarão usando bótons e alguns acessórios na cor rosa. Além da caracterização, estão sendo distribuídas sacolinhas do programa, composto por folders da campanha, e ainda um lembrete para pendurar no registro do chuveiro lembrando da necessidade de fazer o autoexame.

SURGIMENTO
O Outubro Rosa foi criado em 1997, nas cidades de Yuba e Lodi, na Califórnia, Estados Unidos. Tradicionalmente, o Outubro Rosa tem sido marcado pela iluminação de prédios e monumentos em cor-de-rosa, pela mudança de cor nos sites de empresas e organizações e por outras diversas ações que chamam atenção para a causa.
A ação começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e/ou mamografia no mês de outubro. No Brasil o movimento foi trazido pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) em 2008.

Photus Estúdio

O chafariz no Parque da Oktoberfest ganhou cor rosa em homenagem ao movimento


Rolf Steinhaus

A prefeita Kelly Moraes também aderiu a campanha do Outubro Rosa

Divulgação Hospital Ana Nery

Balões da cor rosa foram soltos para celebrar a vida e o Outubro Rosa

Divulgação Hospital Ana Nery

Ações visam conscientizar sobre a detecção precoce da doença