Início Saúde Santa Cruz se prepara para receber o Teleoftalmo

Santa Cruz se prepara para receber o Teleoftalmo

LUANA CIECELSKI
[email protected]

Terá início em Santa Cruz do Sul nas próximas semanas um sistema diferente de atendimento oftalmológico. Seguindo padrões tecnológicos e uma tendência mundial de consultas, que tem como objetivo agilizar os atendimentos e diminuir filas de espera, o programa Teleoftalmo – Olhar Gaúcho será colocado à disposição da comunidade. Possível graças a um convênio entre o Município, o Estado, o Ministério da Saúde, o TelessaúdeRS da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre, o serviço ainda não tem data definida para entrar em funcionamento, mas isso deve acontecer dentro de alguns dias. 

Os atendimentos acontecerão na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cohab Renascença – localizado na Rua Professor Edgar Gewehr, número 60, Bairro Independência – e serão voltados para a comunidade de Santa Cruz do Sul e região. O encaminhamento será igual à qualquer outro atendimento com especialista. O paciente consulta no posto de saúde mais próximo de sua casa e, se constatada a necessidade de consulta oftalmológica, o médico do posto encaminha via internet a solicitação de consulta pelo Teleoftalmo. Em seguida, a equipe do TelessaúdeRS da UFGRS efetua o agendamento e encaminha a data e hora da consulta ao posto de saúde, que avisa o paciente. Depois disso, o paciente vai até a UBS Cohab Renascença na data marcada e realiza o exame. 

Sala de Teleoftalmo na UBS Cohab Renascença contará com três câmeras e equipamentos de diagnóstico oftalmológico

Todo o procedimento será feito por meio de um aparato oftalmológico composto por três câmeras, computadores e equipamentos de diagnóstico oftalmológico. De um lado, em Santa Cruz do Sul, três Técnicas em Enfermagem que foram devidamente treinadas farão o manejo e orientação dos pacientes. Do outro lado, estará um oftalmologista de Porto Alegre, que fará a análise do exame e emitirá o diagnóstico imediatamente pela Plataforma de Telessaúde. Dessa forma, o paciente sai da consulta com a avaliação/diagnóstico e com as recomendações em mãos. 

De acordo com o Diretor Administrativo da Saúde do Município, Giovane Alles, uma das principais vantagens da consulta à distância será a diminuição das filas de espera, já que a capacidade de atendimento será maior. “Quando o processo estiver em pleno funcionamento, espera-se que possamos fazer cerca de 24 atendimentos por dia”, explica Alles. Atualmente, 279 pessoas aguardam pelo atendimento oftalmológico em Santa Cruz. Até então, sem o atendimento via Teleoftalmo, elas seriam encaminhadas para um atendimento no município de Faxinal do Soturno, que por ser referência regional na especialidade, atende às demandas de dezenas de municípios. A expectativa agora é de que em três meses, ou seja, até março, a fila tenha sido zerada. 

O CONVÊNIO

Ainda de acordo com Alles, cada uma das partes do convênio entrou com algum tipo de investimento para que a estrutura pudesse ser instalada em Santa Cruz do Sul. O município cedeu o espaço da UBS e as três Técnicas de Enfermagem, a reforma da estrutura e instalação dos equipamentos ficou por conta do Hospital Moinhos de Vento, o sistema do TelessaúdeRS é da UFRGS, e o Governo do Estado, por sua vez, ficará responsável pela regulação da fila de espera do atendimento regional.

A expectativa é de que as primeiras consultas possam ser realizadas nos próximos dias, porém, conforme explica Alees faltam ainda alguns detalhes. Na parte de reforma da estrutura ainda estão sendo feitos os ajustem finais como pinturas e alguns medicamentos, como colírios que serão necessários para os atendimentos, ainda serão enviados pelo Ministério da Saúde. “Então não podemos garantir uma data para início dessas consultas. Mas será em breve”, ressalta.