Início Geral Santa Cruz tem votos necessários para contemplação dos projetos

Santa Cruz tem votos necessários para contemplação dos projetos

Sara Rohde
[email protected]

A votação para a Consulta Popular que iniciou no dia 4 e seguiu até o dia 6 de setembro nos 23 municípios do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP), garantiu para Santa Cruz o número mínimo de votos para contemplação dos projetos. 
A expectativa do Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude) de Santa Cruz do Sul era atingir os 1.541 votos, o que era necessário para garantia dos recursos que constarão no orçamento do Estado para 2020, mas foram totalizados até a última sexta-feira, 6, às 18 horas, 1.841 votos. 
Conforme o presidente do Comude, Paulo Mans, com o número de votos o município ficou acima da mínima, porém a definição dos projetos ainda não foi finalizada devido ao cruzamento de dados. A divulgação ocorre somente no dia 12, quando será realizada a reunião do Corede/VRP na Unisc. 
“Vamos poder captar pelo menos um dos projetos escolhidos, só não sabemos ainda quais foram os mais votados, pois é necessário ter votos válidos em todos os municípios para poder captar os recursos”, disse. “Essa definição ocorrerá na reunião do Corede/VRP onde será realizada a divisão da parte alta dos municípios para a parte baixa onde constam os 23 municípios da região”, explicou. 
A votação significou muito para o município, salientou Mans, “a boa notícia é que Santa Cruz está dentro e conseguiu alcançar a votação mínima. Não era bem o esperado, pois gostaríamos de ter alcançado um número maior, mas, vamos aguardar este fechamento”.
O valor total de R$ 742.857,14 será dividido em 50% para os dois projetos mais votados. As prioridades dos Comudes eram os projetos ‘Fortalecer e fomentar a produção, industrialização e comercialização da agricultura familiar’ (1) e ‘Qualificação e Desenvolvimento do Turismo do Vale do Rio Pardo’ (2), que foram eleitos.