Início Sem categoria Santa Cruz transformada em templo sonoro

Santa Cruz transformada em templo sonoro

LUANA CIECELSKI
[email protected]

Os tradicionais estudantes do Colégio Marista São Luís, localizado no Centro de Santa Cruz do Sul estão de férias, porém, os corredores, salas de aula e auditório da escola não estão vazios. Isso porque está acontecendo na cidade e no educandário, desde o último domingo, 8 de janeiro, o primeiro Musikfest, um festival de música clássica. O evento, que segue até a próxima sexta-feira, 13 de janeiro, é organizado pela Santa Cruz Filarmonia. 

Festival da Música reúne os mestres da música clássica com aqueles que querem ampliar seus conhecimentos musicais

O festival é composto por apresentações, mas também e principalmente por aulas de música, e todos esses participantes, que vieram de diversas cidades do estado e do país, estão em busca de aprimoramento nas mais variadas áreas de estudo musical e nos mais variados instrumentos. Na tarde dessa segunda-feira, 9 de janeiro, ao caminhar pelos corredores de um dos andares era possível ouvir o som das flautas e oboés. Em outro corredor, predominava o som dos violoncelos. Em outro ainda, o dos violinos. 

O objetivo principal dos organizadores do evento, ao criá-lo em Santa Cruz do Sul, além de transformar a cidade em um grande palco da música clássica, era justamente unir um público interessado por música clássica com grandes nomes da área. E esses grandes nomes é o que não faltam. Entre o quadro de professores estão o maestro Cláudio Ribeiro – que já dirigiu orquestras como a Metropolitana de Lisboa e a Denver Philharmonic –, Fábio Chagas – violoncelista –, Gabriela Vilanova – violeira –, Leandro Rodrigues – trompista –, Mauro Luiz Rech – violinista -, entre outros. 

Uma das aulas oferecidas é a de leitura para coralistas com a professora Sandra Mohr

As aulas são divididas em diversos momentos, primeiro mais teóricos, depois mais práticos, divididos por instrumentos e por salas. Dentro do cronograma de ensaios, no entanto, também há um espaço reservado para os ensaios coletivos, que são realizados pensando na apresentação que ocorrerá na noite de sexta-feira, 13 de janeiro, no encerramento do festival, quando todos os alunos e professores participarão de um concerto. 

Antes dessa data, porém, aqueles que se interessam por música clássica poderão conferir diversas apresentações com professores do festival, a exemplo do que já ocorreu na noite do último domingo, durante a abertura do festival, e como acontece na noite dessa terça-feira, 10 de janeiro a partir das 20h30. Os ingressos custam R$ 10,00 (inteira) R$ 5,00 (meia-entrada). 

Programação
Terça – 10/01: 20h30 – Concerto com professores do festival
Quarta – 11/01: 20h30 – Concerto com professores do festival
Quinta – 12/01: 20h30 – Le Nozze di Figaro (As Bodas de Fígaro) de W. A Mozart em formato de Ópera de Bolso
Sexta – 13/01: 20h30 – Concerto de Encerramento com Coro e Orquestra do festival