Início Geral Santa-cruzense é a Mais Bela Negra

Santa-cruzense é a Mais Bela Negra

Márcia Regina Campos, 26 anos: vencedora é representante de Santa Cruz
 

No último sábado, 7, Santa Cruz do Sul realizou o 32º concurso Mais Bela Negra do RS. A programação que iniciou por volta das 20h30, no Pavilhão Central da Oktoberfest, revelou a escolhida para representar a cultura afro.  A vencedora é a santa-cruzense de 26 anos, Márcia Regina Campos, que venceu outras seis candidatas. A 32ª edição contou com desfile de trajes oficiais e apresentação artística de dança Afro.

Este ano com o falecimento da idealizadora e promotora do evento Marlise Silva, o concurso foi realizado pela Sociedade Cultural e Beneficente União em parceria com a Produtora Artística Pró-Produtora. Durante o dia as candidatas fizeram ensaio fotográfico e gravação de um vídeo de autoapresentação. À noite foram realizadas as entrevistas individuais, com duração de 5 min, onde as candidatas foram questionadas sobre movimento negro, situação da mulher negra nos dias de hoje, cultura afro, cotas, etc.

Após as entrevistas foi servido um coquetel para candidatas e jurados. O corpo de jurados foi formado por pesquisadores de história e cultura afro, ativistas do movimento negro e profissionais de dança afro.
O evento iniciou às 22h20, com um vídeo relembrando as outras edições, e encerrando com uma homenagem para a falecida Marlise. Às 22h45 iniciou o concurso com o desfile com traje social coletivo e depois individual. Após o desfile social, foram realizadas as apresentações artísticas de dança afro (individual).

O evento contou com sete candidatas, duas representantes de Cachoeira do Sul, uma de Vera Cruz, uma de Livramento, uma de Santa Cruz do Sul e uma de São Gabriel. Após, todas as apresentações serem realizadas, foi anunciada a Mais Bela Negra do RS de 2015, Márcia Regina Campos.  

Em torno de 700 pessoas foram prestigiar o concurso. As expectativas da organização foram alcançadas, e para 2016 a data do concurso já esta definida (12 de novembro), e serão realizadas etapas municipais e regionais, a intenção é mobilizar todo o estado.