
O secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, será o porta-voz do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp) para levar as principais demandas dos estados brasileiros ao novo ministro da Justiça e Segurança Pública, Osmar Serraglio. A definição ocorreu durante a 65ª Reunião Ordinária do Colegiado, nesta terça-feira (4), na LAAD Defense & Security 2017, no Rio de Janeiro, que contou com a presença do secretário Nacional de Segurança Pública, Alexandre Mota.
A pedido do presidente do Consesp, secretário Jefferson Portela, do Maranhão, Schirmer vai abrir um espaço em sua agenda com Serraglio, prevista para a próxima semana, e apresentará os pedidos dos secretários estaduais. A intenção é resgatar as propostas apresentadas ao ex-ministro da Justiça e atual ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, como a Carta de Gramado, e restabelecer o diálogo com o Governo Federal.
Um dos pontos prioritários são as ações do Plano Nacional de Segurança Pública (PNSP), pauta recorrente nos encontros dos secretários. Schirmer destaca que o plano vem apresentando resultados positivos em Porto Alegre. “Estamos conseguindo obter conquistas na capital gaúcha, sobretudo no policiamento ostensivo, com a presença da Força Nacional de Segurança Pública”, falou.
O secretário, no entanto, salientou a necessidade de ampliar o debate com temas como o controle de fronteiras e a entrada de armas e entorpecentes no Brasil. “Ainda podemos avançar muito neste ponto. Trata-se de uma unanimidade entre todos os secretários e iremos trabalhar mais essa questão”, acrescentou.
Reunião ordinária em Porto Alegre
A 66ª reunião ordinária do Consesp já tem data e local definidos. O encontro será em Porto Alegre, nos dias 20 e 21 de junho, durante o 7º Fórum Nacional de Tecnologia e Inovação na Segurança Pública.
Fonte: Governo do Estado














