Início Geral Secretaria da Saúde dá início à programação da Semana do Bebê

Secretaria da Saúde dá início à programação da Semana do Bebê

Técnicas de primeiros socorros são repassadas a gestantes e puérperas em unidades de saúde

Foto: Claudine Friedrich
Enfermeira Tatiele Dorneles Pedroso ensina técnicas da Manobra de Heimlich
em oficina realizada nesta segunda-feira no Cemai. Foto: divulgação

Começou nesta segunda-feira, 06, e se estende até sexta, 10, a programação elaborada pela Secretaria Municipal da Saúde de Santa Cruz do Sul em alusão à Semana do Bebê – estratégia de mobilização social para promover o desenvolvimento saudável das crianças durante a primeira infância.

As ações deste ano estão focadas em ensinar a aplicação da Manobra de Heimlich em bebês, procedimento de primeiros socorros usado quando ocorre asfixia por obstrução das vias respiratórias, que geralmente acontece pelo engasgo com alimentos e objetos.

As técnicas são repassadas por meio de oficinas coordenadas por profissionais do Comitê Municipal de Ações de Redução da Mortalidade Materno, Infantil e Fetal e do Centro Materno Infantil (Cemai), com apoio de estudantes do curso de Enfermagem da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

As primeiras atividades aconteceram no Cemai, pela manhã, e na Estratégia de Saúde da Família (Esf) Glória, à tarde, direcionadas para gestantes e puérperas – mulheres que estão passando pelo puerpério, período que se estende de 40 a 45 dias após o parto. A programação segue até sexta-feira, conforme o calendário abaixo:

Terça | 7.11 – oficinas nas ESFs Jacob Schmidt e Cristal no turno da manhã;
Quarta | 8.11 – oficina na UBS Avenida no turno da tarde;
Quinta | 9.11 – oficinas na ESF Cristal e no Cemai no turno da manhã;
Sexta | 10.11 – oficinas na UBS Avenida pela manhã e na ESF Glória o dia todo.