
Sara Rohde
[email protected]
Em meio às preocupações com o surto de dengue na região, mais um fim de semana será de prevenção à doença no município. Após visitas e ações intensas em residências dos bairros Santo Inácio e Universitário, chegou a vez da megaoperação contra o mosquito Aedes Aegypti ser realizada nos bairros Arroio Grande e Santo Antônio. As vistorias ocorrem neste sábado, 25, das 8 às 17h30.
O objetivo é único: exterminar os focos do mosquito transmissor da dengue. E para isto a Prefeitura Municipal e a Defesa Civil realizam a segunda etapa da megaoperação que mobilizará 400 pessoas, equipe composta por agentes comunitários de saúde e de endemias, agentes da Defesa Civil, fiscais da Ucefex, servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) e 7º BIB.
Conforme o coordenador da Defesa Civil, tenente José Joaquim Dias Barbosa, até à tarde de ontem (quinta-feira) não havia sido definida toda a programação da megaoperação, que deve atingir um raio de 300 metros da constatação do foco. “No Arroio Grande e Santo Antônio serão percorridas em torno de 100 quadras, uma vez que nesta região o território e as quadras são maiores”, disse Barbosa. O tenente ainda explicou que devido maior acúmulo de lixo em alguns pontos, onde moradores descartam os resíduos, o empenho será mais efetivo. “Vamos aumentar os números de veículos, como caminhões e retroescavadeiras, para conseguir realizar 90% das ações contra a dengue”.
A megaoperação iniciou após a confirmação de cinco casos da doença em Santa Cruz nos últimos dias. Já nessa terça-feira, 21, mais três casos foram confirmados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), o que resultou em oito casos registrados no município somente neste ano. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde foram 21 notificações até a última quarta-feira, oito foram confirmadas, quatro descartadas e nove ainda aguardam pelos resultados.
Os três últimos casos são de pessoas do bairro Santo Inácio, um homem de 62 anos, outro de 29 anos e uma jovem de 17 anos. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, todos os diagnosticados passam bem e nenhum precisou de internação.
Na última quarta-feira, 22, o prefeito Telmo Kirst sancionou a lei que dispõe sobre o Programa de Prevenção e Combate ao Mosquito. A partir de agora serão autuadas com penalidades severas todos que facilitarem a proliferação do mosquito, ou seja, o cidadão que tiver o foco em sua residência será advertido, e caso não regularize a situação, na próxima visita será multado.
A situação é considerada preocupante por isso a Secretaria Municipal de Saúde solicita a compreensão das pessoas e o cuidado com a limpeza dos pátios para que não acumule água parada.














