
Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol e Vera Cruz assinaram na última sexta-feira, 10 de março, o Acordo de Cooperação com a Afubra, que garante a parceria com os trabalhos do Projeto Verde é Vida por mais quatro anos. A assinatura do Acordo de Cooperação ocorre a cada quatro anos, após cada eleição municipal.
O vice-presidente da Afubra, Marco Antonio Dornelles, assinou o Acordo pela entidade, com a prefeita de Sinimbu, Sandra Backes; vice-prefeita de Rio Pardo, Rosane Luiza Vaz Rocha; secretária de Educação de Vale do Sol, Beloni Maria Gabe; secretário de Educação de Vera Cruz, Cláudio Stoeckel; secretária de Educação de Passo do Sobrado, Liziane Madsen Etges; e coordenadora de Educação de Santa Cruz do Sul, Lígia Hoppe.
Dornelles lembrou que os 25 anos de sucesso do Projeto Verde é Vida, completados em 2016, são resultado da parceria com as escolas. “Numa busca de objetivos comuns, a Afubra, as escolas e as entidades conseguem atender às necessidades dos produtores rurais”, destacou o vice-presidente, a falar sobre duas das ações da entidade, o Projeto Verde é Vida e a Expoagro Afubra. “É de fundamental importância o trabalho na área da educação para valorizar as comunidades rurais e incentivar a permanência das famílias no campo”.
A coordenadora de Educação de Santa Cruz do Sul lembrou que o próprio nome do projeto já traz reflexões. “A parceria é importante para a rede de educação. O reconhecimento da Afubra em preservar o meio ambiente, que é o que promove a vida: Verde é Vida. Alguns só produzem sem visão de preservação; e é isso que precisamos mudar”, enfatizou Lígia Hoppe. Ao lembrar que conhece a trajetória do Projeto Verde é Vida, desde as palestras, concluiu dizendo que “o trabalhou contribui para o futuro do povo”.
A reunião ocorreu na sala Erva-Mate da Afubra, em Santa Cruz do Sul/RS. Além da assinatura do Acordo de Cooperação, contou ainda com a apresentação da proposta para o ano de 2017. “Vamos continuar com as ações realizadas até o ano passado, como a Bolsa de Sementes, Coleta de Óleo Saturado, Projeto de Educação da Escola, Relatório da Escola, Grupos Ambientais, Pesquisa Científica e Ação Conjunta”, explicou José Leon Macedo Fernandes, coordenador pedagógico do Projeto.














