
Rosibel Fagundes
[email protected]
A greve dos professores estaduais do Rio Grande do Sul completa uma semana. Sem acordo, ela já é considerada uma das maiores da categoria em nível de mobilização. Diante dos fatos, o governador Eduardo Leite, garantiu que a partir desta segunda-feira, 25, os servidores que não comparecerem ao trabalho terão desconto na folha de pagamento. Já os dias parados na semana passada poderão ser negociados. O Cpers Sindicato garante que não irá recuar e uma nova assembleia geral da categoria será realizada nesta terça-feira, 26, às 13h30, na Praça da Matriz em Porto Alegre. Paralelo ao evento acontece um Ato Unificado, com funcionários públicos de todas as categorias em frente ao Palácio Piratini.
De acordo com o assessor de imprensa do 18º Núcleo do Cpers, Frederico de Barros Silva, a assembleia servirá para avaliar o movimento. “Ela deverá definir os rumos da greve e o que será prioridade. Também iremos discutir a mobilização no estado, qual a adesão real das escolas e como vamos manter as pessoas engajadas neste momento. A situação atual é que obtemos uma vitória parcial, estamos tendo um grande engajamento da comunidade escolar com o apoio dos pais, da comunidade e de quem conhece a importância da escola pública. A discussão está sendo favorável à categoria. Mas, buscamos a partir de agora criar um espaço de diálogo com o governo e também de pressão com os nossos deputados para que eles votem contra o projeto que o Leite encaminhou à Assembleia. Queremos que a votação seja majoritariamente contra o projeto, pois se aprovado irá afetar o serviço público gaúcho como um todo”, declarou.
Em todo o estado, são 768 escolas totalmente paralisadas e 746 atuando de forma parcial de acordo com o Cpers Sindicato. Na região, de acordo com o último levantamento realizado pela 6ª CRE nesta segunda-feira, 35 escolas estão paralisadas, 34 atendem de forma parcial e 29 com atendimento normal. Em Santa Cruz, o número de escolas paralisadas chega a 12, sendo que sete contam com adesão parcial.
Na próxima quarta-feira, 27, às 18h30, professores e a comunidade escolar realizarão uma passeata em Santa Cruz em apoio a Greve do Magistério Estadual. A saída será em frente à Escola Ernesto Alves de Oliveira em direção a Praça Getúlio Vargas.














