Início Geral Seminário discute trabalho das redes de atenção

Seminário discute trabalho das redes de atenção

O trabalho das redes de atenção de Santa Cruz do Sul foi discutido nesta sexta-feira, 30, durante o Seminário Redes de Atenção e a Interface com o Ministério Público (MP). O evento, que contou com a presença da secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, ocorreu durante todo o dia na sala 101 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
O objetivo do encontro foi abordar a atuação das redes de assistência em parceria com o MP, cujo trabalho consiste na promoção da desinstitucionalização de pessoas com menos de 60 anos em Instituições de Longa Permanência ou em situação de vulnerabilidade social. Pela manhã, a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) apresentou o contexto das atividades realizadas na região. Já durante a tarde, o Núcleo de Assessoramento Técnico (NAT) de Santa Cruz apresentou casos trabalhados no município. Depois, foi aberto um período para debate.
A coordenadora municipal de Saúde Mental, assistente social Anelise Aprato, explica que o NAT é formado por membros das secretarias municipais de Saúde e Políticas Públicas, da 13ª CRS e do Ministério Público. O grupo se reúne uma vez por mês para discutir soluções de casos e evitar judicializações. “Na nossa apresentação, mostramos como o NAT se articula e quais as redes utilizadas. Mostramos para outros municípios que esse trabalho é possível.”
O secretário municipal de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, comenta o trabalho realizado pelo NAT. “O Núcleo é um exemplo a nível do Rio Grande do Sul. Além de evitar as judicializações, também faz com que a rede, de fato, funcione integrada e com resultado mais positivo”, avalia.
O seminário foi organizado pelo Ministério Público, por meio das Promotorias de Justiça Cíveis, e pela 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). O evento também contou com a participação da 1ª Promotora de Justiça Cível, Catiuce Ribas Barin, da 2ª Promotora de Justiça Cível, Nádia Baron Ricachenevsky, da coordenadora da 13ª CRS, Marluci Reis, da secretária municipal de Políticas Públicas, Guiomar Rossini Machado, além de secretários de Saúde e Assistência Social de municípios que integram a 13ª Coordenadoria e promotores da região.