Início Sem categoria "Ser mãe é rock'n'roll"

"Ser mãe é rock'n'roll"

Viviane Scherer Fetzer
[email protected]

A jornalista e socióloga, Ana Emília Cardoso, autora do livro “A mamãe é rock”, esteve em Santa Cruz na última quarta-feira para ministrar uma palestra sobre seu livro, no Teatro Mauá. Ana é mãe de Anita, de 12 anos e, Aurora, de 4 anos, e casada com o comunicador Marcos Piangers, autor do livro “O papai é pop”. No livro, Ana compartilha as impressões de uma mãe contemporânea sobre a maternidade, incluindo histórias de amigas que também são mães. A autora conta que no início as crônicas escritas por ela seriam colocadas no segundo livro de Piangers. Mas depois decidiram fazer o livro dela, com as dificuldades e os desafios diários das mães. E foi aí que ela percebeu que o título precisava ser “A mamãe é rock”. “Eu não sou pop, não sou reconhecida na rua, não acho que maternidade é pop, porque ser mãe é rock’n roll, é tanta emoção, é um mundo desconhecido e intenso”, explica Ana. 

Ana Cardoso em entrevista coletiva na Livraria e Cafeteria Iluminura

Com muito humor, Ana defende que as mulheres não precisam ser perfeitas: “A maternidade quando tu estás com teus filhos é o cabelo preso de qualquer jeito e pedaços de comida na roupa e isso não é nem um pouco ruim”. No começo ela ficou com um pouco de medo de expor as histórias das meninas, mas percebeu que as pessoas queriam saber como era, o que faziam em determinadas situações e foi assim que saiu o livro. Por uma série de cobranças, as mães acreditam que não devem pedir ajuda para ninguém porque podem ser caracterizadas como incompetentes e é preciso desmistificar isso. “As mulheres precisam se conscientizar de que têm que pedir ajuda para os amigos, para a família, têm que dividir mais com o pai da criança e se cobrar menos, todo mundo vai sair ganhando”, reforça a autora.

Sobre a questão da internet, Ana é enfática quando fala que todos têm uma vida pública e uma vida privada. “Todo mundo tem uma vida pública, todos somos emissores hoje em dia. Esse limite entre o público e o privado precisa ser repensado a cada dia, porque o mundo está mudando todos os dias”. Segundo ela, na internet os filhos encontram todo tipo de situação possível, desde as que ajudam até as que prejudicam. Ela e Piangers entendem que possuem uma vida pública que precisa ser documentada e apresentada para que mais pais e mães se inspirem, “mas queremos que as pessoas saibam que existe um limite e esse limite existe para todo mundo”.

Ana Cardoso veio para Santa Cruz a convite do Empodere, um grupo santa-cruzense formado por quatro mulheres empreendedoras, Carine Andrade, Daiane Nascimento, Gilvana Brescovit e Luiza Dias Baumhardt, que buscam reunir outras mulheres com o propósito de inspirá-las e impulsioná-las a sair da chamada “zona de conforto” e se tornarem realizadas. Para atingir o objetivo, elas realizam diversos eventos dentro do universo feminino, como palestras, workshop e encontros de networking. Os principais assuntos abordados pelo grupo dizem respeito à saúde e bem-estar; autoestima e beleza, e realização profissional.

O livro foi editado pela Belas Letras e em breve estará disponível na versão de bolso pela L&PMPocket.