Início Educação Servidora recebe menção honrosa após 56 anos dedicados à educação

Servidora recebe menção honrosa após 56 anos dedicados à educação

Foto: Guilherme Neuhaus / Secom

Depois de mais de cinco décadas de atuação na Prefeitura de Santa Cruz do Sul, a supervisora escolar Neuli Reuter Torres alcançou a aposentadoria. Esta semana ela recebeu uma menção honrosa do Município por toda uma vida dedicada à causa da educação. Em virtude de problemas de mobilidade, a homenagem foi prestada na casa dela, com a presença do secretário municipal de Educação, João Miguel Wenzel, da assessora pedagógica Lígia Hoppe, da psicopedagoga Nilva Maria Lange Kappel, de ex-alunas, colegas e familiares.

Fosse apenas pela força de vontade, Neuli diz que seguiria trabalhando até setembro, mês em que completaria 75 anos de idade e atingiria a aposentadoria compulsória. Porém devido à necessidade de uma cirurgia no joelho para lhe restaurar os movimentos, ela precisou antecipar. Para quem dedicou uma vida a ensinar, o desafio agora é encontrar novos interesses. “Não lembro de um único dia sequer ter questionado minha opção pelo magistério, nunca tive arrependimento pelo caminho que segui. Eu fui muito feliz na minha profissão e a única coisa que lamento é ter que sair agora”, disse.

Ao entregar o certificado de menção honrosa, o secretário João Miguel parabenizou Neuli pela trajetória e transmitiu a ela o abraço da prefeita Helena. “Fica aqui eternizado o reconhecimento e o agradecimento por todos os anos de dedicação e trabalho junto à Administração Municipal. Foram muitas pessoas que por ti passaram e a quem tornaste mais feliz com teus ensinamentos, com tua generosidade e com tua permanente disposição em ensinar”, disse.

Presente na homenagem, a ex-aluna Lisane Weiss Peixoto, 54 anos, conta que aos cinco anos já ia com os pais para a roça. Foi a professora Neuli que pediu a eles para levá-la a escola. “Minha família era muito humilde e ela prontamente se dispôs a comprar meu material. Todos os dias vinha pessoalmente me buscar. Na sala de aula me colocou sentada junto a mesa dela e com paciência e atenção passava a lição para o meu caderno e me ensinava tudo que os outros alunos maiores aprendiam. Tenho as melhores lembranças dessa época, depois dos meus pais ela foi a pessoa que mais me passou segurança na vida”, mencionou.

Ao rememorar sua trajetória Neuli conta que trabalhou com todos os secretários municipais de Educação e que com todos aprendeu importantes lições. Para ela, o maior desafio dos mestres hoje é a tecnologia. “Reinventar aulas mais atrativas, que tenham feições de beleza, reconstruir as metodologias para que tenham sabor de beleza, de vida, cheiro de gente, num mundo em transição. Esse é o maior desafio dos professores”

Trajetória – Em março de 1965 com formação apenas em Ginásio, Neuli Reuter Torres iniciou o trabalho em prol da educação No decorrer dos anos, já como professora, cursou Pedagogia/Magistério, Pedagogia/Supervisão Escolar, Educação Especial e Pós-Graduação em Supervisão e Gestão Escolar.

Começou a lecionar na Escola Farrapos, em Alto Paredão, hoje extinta. A escola tinha 76 estudantes e Neuli atuava sozinha nas classes multisseriadas, nos turnos da manhã e tarde. Além das aulas e apesar de ser evangélica, ela assumiu a função de catequista e preparava estudantes católicos para a primeira comunhão.

Por 10 anos prosseguiu atuando em escola da zona rural, lecionando sempre em classes multisseriadas do primeiro ao quinto ano. Além de lecionar, envolvia-se com os Clubes-4S, hortas escolares e preparava jovens e adultos para os exames madureza, hoje exames supletivos.

Em 1976 foi transferida para a sede do município e passou a atuar como diretora e supervisora escolar. A partir de 1980 começou a trabalhar na Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), tendo substituído o titular da pasta em várias oportunidades. Naquela época, a secretaria atendia todas as escolas dos municípios emancipados.

Durante 10 anos atuou na Delegacia de Ensino, hoje 6ª CRE e teve a oportunidade de conhecer escolas de toda a região. Também vivenciou uma rica experiência na Unisc como supervisora do curso de docentes leigos para professores de toda região, durante as férias escolares.

Em 2021 seguiu exercendo suas funções na Secretaria Municipal de Educação (SEE).