Início Polícia Sistema de Vigilância Colaborativa é discutido em reunião

Sistema de Vigilância Colaborativa é discutido em reunião

Foto: Divulgação

Na tarde desta segunda-feira, 10, na sede da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), em Santa Cruz do Sul, ocorreu uma reunião para tratar sobre a Vigilância Colaborativa, a fim de discutir e evoluir a implantação do sistema no Município, com autoridades locais.

O Sistema de Vigilância Colaborativa consiste em uma importante ferramenta para a otimização das ações de polícia ostensiva e inteligência policial e permite a disponibilização de imagens em tempo real para os órgãos policiais, possibilitando a obtenção de resultados satisfatórios para a sociedade, além de ampliar o espectro de abrangência frente ao combate da criminalidade e violência.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA:

• projeto aberto para a participação de toda a comunidade;
• quanto mais pontos de monitoramento tiver, maiores serão as respostas sobre as ações criminosas praticadas;
• o sucesso do programa depende do interesse do público-alvo em aderir à iniciativa;
• otimização das ações de polícia para agir rapidamente na prevenção e repressão à violência;
• disponibilização das imagens para profissionais da segurança pública, com o intuito de identificar, prevenir e intimidar ações suspeitas ou criminosas.

Para qualificar ainda mais o trabalho de Vigilância Colaborativa, a Brigada Militar recebeu da JTI, um computador, com monitor e uma unidade central de processamento (CPU), itens estes, primordiais no combate à criminalidade, voltado ao Programa de Vigilância Colaborativa, junto ao Centro Integrado de Operações e Emergências (Coipe) do Comando Regional.

ATUALMENTE:

Já operantes são 44 câmeras em diversos pontos de Santa Cruz do Sul, que auxiliam as forças de segurança no combate à criminalidade.

COMO PARTICIPAR?

Para participar do Programa Vigilância Colaborativa é necessário assinar um termo de adesão para o compartilhamento das imagens na plataforma digital. Também é preciso ter disponibilidade de internet para transmissão de imagens e pagar uma mensalidade inicial por aparelho ou locação. Podem participar condomínios, pessoas físicas, estabelecimentos comerciais e órgãos públicos que dispõem de câmeras de monitoramento.

Mais informações podem ser obtidas através da Assemp, localizada na Rua Coronel Oscar Rafael Jost, 1571 – Centro ou pelo telefone 3715-6844 com Janaína. E-mail: [email protected]. Horário de atendimento: 8h às 11h30 e 13h30 às 17h30.

Dentre os presentes estavam o Comandante Regional coronel Valmir José dos Reis e oficiais da instituição, o Promotor de Justiça Érico Fernando Barin, o Secretário municipal de Segurança Everton Oltramari, o presidente do Grupo de Apoio à Brigada Militar (GABM) Roberto Gross, o presidente da Assemp, Fabio Borba, o presidente do Sindilojas Mauro Spode, o presidente da ACI Gabriel Haas de Borba, o vice-presidente de Relações Industriais do Sinditabacos Valmor Thesing, o assessor da diretoria do Sinditabacos Carlos Sehn, o Presidente da JTI Paulo Saath, o Gerente de Segurança Corporativa da JTI Juscelino Santos e o assessor de segurança municipal Tiago Baggiotto. Na ocasião, foram tomadas todas as medidas com vistas à prevenção ao Covid-19.