Início Editoriais SUS: relevância e perspectiva

SUS: relevância e perspectiva

Com três décadas de história, o Sistema Único de Saúde (SUS) tem sido essencial para a vida dos brasileiros. Segundo reportagem publicada em 11 de junho pela revista “Fórum”, em parceria com o canal “O Planeta Azul”, o SUS foi “criado para dar assistência gratuita e universal a toda a população”. A reportagem complementa essa informação ao afirmar que “o SUS atende especialmente aos 150 milhões de brasileiros e brasileiras que não têm plano de saúde privado”.

Conforme a revista “Fórum” e o canal “O Planeta Azul”, o SUS atende 70% da população brasileira. Na pandemia do coronavírus, a estrutura descentralizada do sistema público de saúde nos estados e municípios, permitiu que fossem “criados quase uma centena de hospitais de campanha e 3.100 vagas extras em UTIs nos hospitais públicos”.

Em 21 de junho, a revista “Galileu” tratou sobre um estudo publicado no jornal científico “Scientific Reports”. Em depoimento à revista, o pesquisador Rafael Raimundo, envolvido no estudo, disse o seguinte: “Sem a infraestrutura de saúde pública do SUS, construída nos últimos 40 anos, o impacto da Covid-19 certamente seria ainda mais devastador”.

Raimundo defende “a necessidade do SUS instalar mais infraestrutura hospitalar, incluindo mais leitos de unidades críticas no interior do Brasil para melhor atender a população do campo”.

Diante dessa realidade, fica claro que é preciso implantar diversas melhorias no sistema público de saúde. Porém, tudo indica que o SUS ajudou muito no combate à Covid-19, apesar dos números alarmantes no Brasil. O investimento no sistema público deve crescer, ao mesmo tempo em que a estrutura de saúde deve ser ampliada no País. Sem dúvida, o SUS é fundamental para os brasileiros. Ele deve ter continuidade e ser aperfeiçoado.