Início Geral Templo de Santa Cruz faz homenagens a Iemanjá

Templo de Santa Cruz faz homenagens a Iemanjá

Fotos: Lucas Martin
Em procissão, devotos e fiéis reverenciaram a divindade africana das águas na orla do mar

No último sábado, 5, o Templo de Umbanda Pai Ogum Beira-Mar e Mãe Oxum, terreiro afro-umbandista de Santa Cruz do Sul, realizou no Litoral Norte do Estado a tradicional procissão e festa em homenagem à Rainha do Mar, Iemanjá.


Uma caravana de três ônibus se deslocou de Santa Cruz a Capão da Canoa nos dias 3 e 4 de fevereiro, onde devotos e fiéis reverenciaram a divindade africana das águas na orla do mar. Conduzida em um andor ornamentado de flores brancas, a imagem de Iemanjá, sincretizada com Nossa Senhora dos Navegantes, percorreu as ruas do Litoral em direção à orla marítima onde foi recebida com aplausos pelos presentes. Devido aos protocolos de pandemia, algumas medidas foram tomadas, como uso de máscara, distanciamento e demais cuidados preconizados pelo Ministério da Saúde.

Imagem foi conduzida em um andor ornamentado de flores brancas


O ponto alto da festa foi a esperada presença das entidades enviadas de Iemanjá, as quais distribuíram passes e bênçãos aos consulentes. Após, as oferendas foram levadas ao mar pelos integrantes do templo, entre cânticos e preces. “Esse ato de fé é realizado há mais de 30 anos, hoje, devido ao cenário pandêmico, tivemos que adaptar nossos rituais, mas, a fé continua a mesma. Nossos agradecimentos foram pela saúde, pedidos de proteção às famílias, paz mundial e respeito às diferenças”, ressalta Pai Antônio, babalorixá e diretor do templo.