Início Geral Terreno baldio no Carlota atrai cobras às residências

Terreno baldio no Carlota atrai cobras às residências

No terreno localizado no loteamento Dona Carlota aparecem cobras com frequência

Sara Rohde
[email protected]

Os períodos de dias mais quentes e chuvosos são propícios para o crescimento acelerado da vegetação que acaba atraindo animais peçonhentos. Com a aproximação do verão este número de animais aumenta e eles acabam aparecendo nas residências. É o caso dos moradores do loteamento Dona Carlota que enfrentam dificuldades em acionar o dono de um terreno baldio. 
Na última sexta-feira, 18, o Riovale Jornal recebeu a ligação de um morador reclamando do aparecimento de cobras em sua casa devido ao acúmulo de sujeira e o mato de um terreno localizado em sua rua.  Segundo o morador que não quis se identificar, é o único terreno do loteamento que não tem casa e que sempre está com a vegetação alta.
De acordo com a Unidade Central de Fiscalização Externa (Ucefex), de janeiro até outubro deste ano, foram registradas mais de três mil notificações envolvendo terrenos, calçadas e obras em situação de abandono. Ou seja, a Lei nº 7.120 criada em 2014 não intimida os responsáveis pela limpeza dos locais. 
Esta lei estabelece a limpeza de passeios, vias, ou logradouros na zona urbana ou zona rural do município e dá outras providências, salientando o dever dos proprietários de limpar, roçar e drenar, devendo também providenciar a eliminação de quaisquer objetos ou entulhos prejudiciais à saúde e à segurança pública. O não cumprimento da lei gera multa em Unidade Padrão Monetária (UPM), que pode variar entre R$ 315,00 e R$ 3.015,00.  
Conforme o coordenador da Ucefex, Guilherme Lopes, nessa segunda-feira, 21, foi realizada a denúncia deste terreno através do número de WhatsApp. “Assim que parar a chuva vai um fiscal no local para verificar a situação. O proprietário recebe uma notificação e tem até 10 dias para fazer a limpeza. Posteriormente o prazo, se o terreno não for limpo, a mesma pessoa que fez a denúncia deve novamente entrar em contato conosco e então o responsável pelo terreno recebe um auto de infração e tem 20 dias para recorrer”, explicou. 
Segundo Guilherme, com a chegada do verão os números de denúncias aumentam, mas após a notificação é muito difícil os proprietários não realizarem a limpeza. Para denúncias de locais com alta vegetação e abandono basta ligar para a Ucefex telefone geral (51) 3711-9439 e Whatsapp pelo número (51) 9 8443-0312, o qual recebe mensagens com fotografias.