Início Geral Todos Contra Gripe | No dia D contra Influenza Santa Cruz do...

Todos Contra Gripe | No dia D contra Influenza Santa Cruz do Sul terá todas as salas de vacinas abertas

Santa-cruzenses poderão procurar os postos de vacinação no sábado da semana que vem, 13, das 9 às 16h

Vacina da gripe já pode ser tomada na rede municipal
Jaime Fredrich

Clarice Pacheco
[email protected]

Em 2024 devido ao aumento do número de casos e de óbitos registrados no Estado, a Secretaria Estadual de Saúde decidiu antecipar as estratégias de vacinação contra a influenza. Neste ano, a campanha ocorre dfesde 25 de março vai até e 31 de maio, período em que as ações são intensificadas.

O vírus influenza provoca infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. Já foram registrados em 2024 quatro óbitos no Rio Grande do Sul em razão da gripe influenza. A vacinação contra o vírus permite, ao longo do respectivo ano, minimizar e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários, além de evitar a sobrecarga sobre os serviços de saúde.

O chamado Dia D de Mobilização Nacional para a Vacinação, que acontece no dia 13 deste mês, sábado da próxima semana, é uma estratégia adotada há anos pelas autoridades de saúde, com o objetivo de fazer com que o máximo de pessoas tenha acesso a todas as vacinas do calendário nacional. Em Santa Cruz do Sul, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, todas as salas de vacinas do município estarão abertas no sábado, 13, das 9 horas às 16 horas, sem fechar ao meio-dia.

Para mobilizar a população, a Administração Municipal fez a abertura simbólica da 26ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza no dia 23 de março, durante a realização da Praça da Cidadania no Bairro São João, onde idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde já começaram a ser vacinados. Para o secretário de Saúde Fabiano Dupont, aderir à vacinação é um gesto de cuidado consigo mesmo e com aqueles que nos cercam. “As estruturas do município estarão prontas para receber a comunidade e fazer a aplicação das doses”, disse ele na ocasião.

Desde o dia 25 do mês passado, a imunização vem ocorrendo nos postos de saúde, de acordo com os grupos prioritários da vacinação. Já podem se vacinar idosos acima de 60 anos, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas e trabalhadores de educação do ensino básico e superior, de instituições públicas e privadas. A partir desta segunda-feira, 8, passarão a ser vacinados também povos indígenas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e população em situação de rua.

A vacina contra a influenza poderá ser feita nos postos de Estratégias Saúde da Família (ESFs) e Unidades Básicas de Saúde (UBS), no SIS Unisc e no Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Santa Cruz do Sul. Para receber a vacina, é preciso apresentação de documento que comprove a idade, vinculação com serviço específico (saúde, segurança, educação, etc) ou condição de saúde (comorbidade, deficiência). Pessoas impossibilitadas de se deslocarem deverão realizar contato com a unidade de saúde mais próxima de sua residência para o planejamento de visita da equipe para receberem a vacinação.