Início Geral Trânsito – carga e descarga: ainda só no papel

Trânsito – carga e descarga: ainda só no papel

Everson Boeck
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A implantação de um Programa de Restrição ao Trânsito de Veículos Automotores Pesados, como caminhões, é um dos assuntos mais discutidos entre empresários, motoristas e usuários do trânsito. A proposta foi apresentada para diversas entidades pela Secretaria Municipal de Transportes e Serviços Públicos em um encontro no Palacinho no final de maio deste ano, no entanto, o projeto ainda não foi para o Legislativo.
As principais mudanças se referem ao tráfego de caminhões na área central. Eles estariam proibidos de circular de segunda a sexta-feira das 8h30min às 19h30min e sábados, das 8h30min às 12h, excetuando-se feriados, em determinadas ruas (denominadas pelo projeto de Vias Estruturais Restritas – VER). Nesta lei, não serão restringidos veículos de serviços considerados essenciais, como caminhões de lixo, caminhões pipa, bombeiros, guincho, entre outros.
Conforme o presidente do Conselho Municipal de Trânsito, Fabio Borba, as mudanças, caso venham a ser regulamentadas, trarão grandes benefícios. “Uma das mudanças se refere ao tipo de caminhão que transitaria no Centro (até 7,20 metros de comprimento). Isso diminuiria aquele problema de veículos enormes que danificam a pavimentação, não conseguem manobrar direito em alguns locais e, muitas vezes, causam congestionamento”, considera.
Para as empresas, a mudança afetará a maneira como os produtos são transportados. “As empresas precisarão ter um ponto fora da área central para fazer o transbordo da mercadoria para veículos menores ou os produtos já deverão vir neste tipo de caminhão”, esclarece Borba.
Questionado sobre a posição dos empresários em relação ao assunto, o presidente do Conselho afirma que a preocupação maior é no atendimento ao cliente e não no abastecimento. “Algumas dificuldades de adaptação é claro que vão acontecer, mas é o preço que se paga pelas melhoras. Mesmo assim o lojista quer dar mais conforto e prioridade para o cliente na frente da sua loja do que para o caminhão com mercadoria”, comenta.

Fotos: Ana Souza

Empresas terão que se adequar a novos horários e tipos de
caminhões que trafegam no centro da cidade

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Ruas que compreendem as Vias Estruturais Restritas (VER):

• Rua Marechal Floriano – entre as ruas Galvão Costa e Capitão Fernando Tatsch;
• Rua Marechal Deodoro – entre as ruas 7 de Setembro e Senador Pinheiro Machado;
• Rua Tenente Coronel Brito – entre as ruas 7 de Setembro e Senador Pinheiro Machado;
• Rua 7 de Setembro – entre as ruas Rio Branco e Tenente Coronel Brito;
• Rua Borges de Medeiros – entre as Ruas Thomaz Flores e Venâncio Aires;
• Rua 28 de Setembro – entre as Ruas Thomaz Flores e Venâncio Aires;
• Rua Júlio de Castilhos – entre as Ruas Thomaz Flores e Venâncio Aires;
• Rua Ramiro Barcelos – entre as Ruas Thomaz Flores e Venâncio Aires;
• Rua Fernando Abott – entre as Ruas Thomaz Flores e Venâncio Aires;
• Rua Senador Pinheiro Machado – entre as ruas Marechal Deodoro e Venâncio Aires.

Estariam fora das restrições os seguintes veículos:

• Veículos de Carga de Pequeno Porte (VCPP) cujas dimensões não ultrapassem 7,20 metros de comprimento, por 2,30 metros de largura;
• Caminhões que prestam serviços essenciais (Caminhões de lixo, pipa, bombeiros, guincho, entre outros);
• Caminhões que prestam serviços de emergência;
• Socorro mecânico de emergência (guincho);
• Cobertura jornalística;
• Obras e serviços de emergência;
• Correios;
• Serviço emergencial de sinalização de trânsito.

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O que pensam os usuários

Ana Souza
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“Não vejo problemas na área de carga e descarga na Rua Marechal Floriano. O que acontece, às vezes, é que motoristas estacionam no lugar demarcado para os caminhões descarregarem, mas sempre contornamos as situações. Três lojas utilizam o espaço que fica à direita de quem desce a Marechal Floriano e sempre combinamos os horários entre todas para evitar transtornos, por isso não há necessidades de mudanças, e temos um ponto positivo que é o refúgio para o estacionamento dos caminhões. Os lojistas se reuniram solicitando que não sejam trocados os horários para descarregar que é das 19h às 11h, mas, sim, aumentar passando das 17h para as 11h. Aqui na Benoit temos dois dias de chegada do caminhão às terças e sextas pela manhã, ele sai de Lajeado e quando chega auxiliamos na manobra do veículo, e isso se torna tranquilo.”

Joni Aggens, Gerente da Lojas Benoit

Momento em que a loja faz a descarga dos produtos, em um dos horários de trânsito tranquilo

“Faz um ano que inauguramos a Central de Distribuição (CD) Afubra no Distrito Industrial. Com a instalação evitamos a falta de espaço e os transtornos que havia na área central para o estacionamento e a manobra dos caminhões da Afubra. Havia bastante dificuldade nos horários de pico, por isso evitávamos fazer descargas às 7h30min, 11h30min, 13h30min e 17h30min. As lojas centrais da Afubra ainda encontram esta dificuldade, principalmente porque alguns motoristas não respeitam os caminhões quando estão descarregando. Com a criação da CD Afubra no Distrito, conseguimos melhorar o fluxo dos caminhões e ter mais mobilidade.
Temos representações nos três Estados do Sul, sendo Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Em Mafra, Santa Catarina, por exemplo há restrições de horários para estacionamento na área central.”

Luís Fernando Krug, Encarregado de Abastecimentos da CD Afubra

Central de Distribuição trouxe mais mobilidade para os caminhões de carga e descarga da Afubra