Início Geral Turisvales | Associações anunciam feira do turismo para 2026

Turisvales | Associações anunciam feira do turismo para 2026

Evento vai ocorrer em Venâncio Aires, conectando as regiões dos vales dos rios Pardo e Taquari

Fórum Turismo nos Vales integrou a programação da 17ª Fenachim na semana passada
Rodrigo Nascimento/Nascimento MKT

A associações de turismo do Vale do Rio Pardo (Aturvarp) e do Vale do Taquari (Amturvales) e a Coordenação Executiva da 17ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) realizaram na quinta-feira, 8, o primeiro fórum regional do setor turístico. Do encontro, nasceu a formalização de uma parceria para o desenvolvimento do turismo em ambas as regiões e o anúncio da reativação da Turisvales, passados 13 anos da primeira edição. O secretário Estadual de Turismo do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini, participou do evento.

O presidente da Aturvarp, Djalmar Ernani Marquardt, exaltou o simbolismo ao redor da data do encontro, quando transcorreu o Dia Nacional do Turismo, com o novo momento que o segmento nas duas regiões poderá ter a partir dessa formalização conjunta de interesses. “Estamos vivenciando um novo marco para o turismo dos vales do Rio Pardo e Taquari, por meio dessa aproximação das associações. Somaremos esforços junto às principais engrenagens do turismo, representada pelos gestores municipais e os empreendedores, estes que são o próprio fazer do turismo”, avaliou.

Marquardt reforçou que o ato de assinatura de um termo de parceria apenas formaliza uma caminhada que já existe, com a atuação conjunta das associações rumo ao crescimento do setor. “Esperamos que seja uma parceria em que todos saiam ganhando e que este ‘ganha-ganha’ reflita nos negócios de nossos empreendedores, assim como no sucesso e vida longa de nossas entidades”, estimou.

O secretário Estadual de Turismo, Ronaldo Santini, ebfatizou a importância econômica e social que o turismo exerce no Rio Grande do Sul, que na Região dos Vales ganha nova conotação com a unidade entre as duas instâncias de governança regional. “Esse momento é muito importante e que bom que pudemos estar aqui, presenciando esse ato, que unifica o interesse de desenvolvimento destas duas regiões, que são essenciais para o turismo gaúcho”, pontuou.

Conforme o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa (PDT), a política pública do turismo é uma prioridade do município, que tem atuado de forma direta na área desde 2021, por meio da qualificação de empreendimentos e da própria Fenachim, palco da celebração da unidade entre as associações. “Eu sempre digo que o turismo é transformador, pois permite que se viva novas experiências e também alavanca negócios e o desenvolvimento. Esse é o real poder transformador do turismo”, frisou.

Uma nova feira 13 anos depois da primeira

O presidente da Associação dos Municípios de Turismo do Vale do Taquari (Amturvales), Rafael Fontana, um dos idealizadores da Turisvales em 2013, ressaltou o papel da reedição de um evento neste porte envolvendo as duas regiões. A realização do evento na Capital do Chimarrão simbolizará a conexão entre as a duas regiões. “Acreditamos que é oportuno repetir a Turisvales em Venâncio Aires, município que está nas duas associações (Amturvales e Aturvarp) e faz a ligação entre o Vale do Taquari e Rio Pardo, simbolizando esta unidade entre as nossas regiões e desejo de enaltecer a chamada indústria do turismo, tão importante para as economias locais”, destacou.

Fontana lembrou que, em agosto de 2013, a Turisvales realizada no Parque do Imigrante, em Lajeado, tinha também a missão de preparar as regiões para a Copa do Mundo Fifa 2014, na qual Porto Alegre foi sub-sede, atraindo milhares de turistas para o Rio Grande do Sul. “Foi uma feira de rotas, produtos e agências de turismo, assim como para comercialização de equipamentos e serviços a hotéis, bares e restaurantes, propiciando o contato com o trade turístico de várias partes do Estado”, ressaltou.

Ainda sem data para ocorrer, a segunda edição da Turisvales terá sua definição a partir da formatação do calendário de eventos turísticos do próximo ano. O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Venâncio Aires, Marcos Hüttmann, projetou que a feira materializará a união celebrada entre as regiões durante a Festa do Chimarrão. “Falar sobre turismo na Fenachim é falar sobre tradição, pois esse evento carrega o símbolo máximo dela, o chimarrão. A realização do Turisvales representará a materialidade dessa união, iniciada com a integração das duas regiões em Venâncio, destacou.