Início Sem categoria Um acampamento mágico entre os livros

Um acampamento mágico entre os livros

Alyne Motta – [email protected]

A biblioteca é um lugar mágico, que permite viagens aos mais diversos locais, sejam reais ou imaginários. Estar neste ambiente permite que cada um vá para onde quiser, sem ao menos sair do lugar. Mas já imaginou acampar em meio a esta infinidade de livros?
Uma turminha pra lá de divertida participou na noite de sexta-feira, 27 de julho, de mais uma edição do Acampando na Biblioteca. Conforme a organizadora do evento, Valquíria Ayres, o projeto proporciona, às crianças em férias, uma noite única em suas vidas.

Divulgação/RJ

Brincadeiras tornaram a noite mais especial

Os pais auxiliam seus filhos levando as barracas, travesseiros, cobertas, e se encarregam do pijama, dos lanches e dos brinquedos. “É o encerramento das férias com chave de ouro”, declara Valquíria. A noite, mais do que simplesmente dormir, é repleta de brincadeiras.
“Fazemos de tudo, desde guerra com travesseiros até desfile do pijama”, explica a professora. O fato de estarem na biblioteca, não é à toa. Durante a noite ocorreu contação de histórias. “Fizemos brigadeiro durante a madrugada para acompanhar a leitura”, relembra Valquíria Ayres.

Divulgação/RJ

Crianças também tiveram a hora do lanche

Para eternizar o momento, foi entregue um patuá a cada uma das crianças, com um elemento da natureza costurado dentro. Na lua cheia mais próxima, cada participante poderá energizar o seu. Segundo a professora, é um momento especial, onde cada um faz um pedido de bênção para a natureza.
Na manhã do dia 28 de julho, os pais buscaram seus pimpolhos, muitos cheios de sono pela noite mal dormida, mas muito bem aproveitada e inesquecível. “No final de janeiro, estaremos de braços abertos aguardando as crianças que desejarem repetir a aventura ou vivenciá-la pela primeira vez”, garante a professora Valquíria.

Divulgação/RJ

Contação de histórias foi o ponto alto do Acampando

O Acampando na Biblioteca é uma promoção do Departamento de Cultura e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Santa Cruz do Sul. A criação é da Biblioteca Pública Municipal Elisa Gil Borowski, com Valquíria Ayres Garcia e Jair Teves e teve o auxílio de Vera Ferreira e Lúcia Lemos.