Cristiano Silva
[email protected]
Cristiano Silva

Sesc faz parceria com a instituição de ensino e promove ação literária

Sesc faz parceria com a instituição de ensino e promove ação literária
Nascer em uma família de origem pobre, mal estudar em escolas públicas, não frequentar a universidade, ser negro, gago e epilético. Limitações que complicam a vida do ser humano hoje em dia certo? Ok, quanto ao preconceito, hoje em dia, mesmo que ainda exista, inúmeras políticas públicas e leis de cunho racial se apresentam no país. Mas e se apresentarmos as mesmas limitações e estivermos falando da sociedade racista e preconceituosa do século 19 no Brasil? A situação se complica um pouco certo?
Machado de Assis não é “apenas” um grande nome da literatura mundial, mas um exemplo de vida e de superação. O carioca não só venceu todos esses preconceitos como emplacou seu nome para sempre na história da cultura do país, não apenas por fundar, ao lado de outros brilhantes escritores, a Academia Brasileira de Letras, mas por deixar um legado histórico de arte sem tamanho através de obras como “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, “Dom Casmurro”, “Quincas Borba”, “Helena” e “Ressurreição”.
Toda essa história traz inúmeros tributos ao trabalho desenvolvido pelo escritor. Com essa ideia, o Serviço Social do Comércio (Sesc) em parceria com a Escola Estadual Monte Alverne, está promovendo no mês de maio uma exposição retratando os 100 anos da obra de Machado de Assis.
CORREDOR DE CULTURA
Cristiano Silva

Painéis formam corredor cultural na “Mostra Literária Machado de Assis”

Painéis formam corredor cultural na “Mostra Literária Machado de Assis”
A “Mostra Literária Machado de Assis” traz inúmeros painéis, em um formato de corredor, localizados no saguão do Colégio Estadual Monte Alverne, apresentando a história da obra e dados biográficos do escritor. A exposição faz parte do projeto “Sesc Mais Leitura” e, segundo Darla Freitas, funcionária do Sesc Santa Cruz, visa difundir a literatura nas escolas.
“A nossa intenção é levar o trabalho de incentivo à literatura a todas as escolas. O trabalho está gerando muita curiosidade, as escolas estão pedindo e já há fila de espera para receber as exposições. Nossa intenção é que as escolas aproveitem esse recurso e estamos obtendo um resultado positivo” destacou Darla.
Para a aluna Camila Metz, estudante do 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Monte Alverne, a ação é válida na obtenção de conhecimento. “É muito importante aprendermos coisas novas, principalmente sobre a literatura” destacou a jovem de 16 anos. Já para Géssica Staub de 17 anos, também estudante do 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Monte Alverne, o pensamento se volta para o futuro.
“É importante até mesmo para o vestibular ou Enem, pois caem inúmeras questões sobre literatura e Machado de Assis é sempre um dos mais importantes escritores citados” ressaltou Camila.
Para Leonor Rodrigues, professora da área de Ciência Humanas do Colégio Estadual Monte Alverne, a ação não só traz benefícios no incentivo à literatura como relembra a história de vida de Machado de Assis.
Cristiano Silva

Camila (e), Martina (c) e Géssica (d) aproveitaram a exposição
para buscar mais conhecimento sobre Machado de Assis

Camila (e), Martina (c) e Géssica (d) aproveitaram a exposição
para buscar mais conhecimento sobre Machado de Assis
“Os painéis expostos no saguão da escola apresentam aos alunos toda a trajetória do Machado de Assis, que é um marco na literatura e passou por toda uma discriminação social sem precedentes. A partir disso, em relação à trajetória humilde dele, pobre, negro, com limitações físicas e com uma história de superação sem igual, buscamos mostrar aos alunos neste espaço a trajetória dele e aplicar trabalhos referentes à literatura. A ação é fantástica e a recebemos com muita satisfação”, destacou Leonor.
A exposição, que a princípio fica até o dia 31 de maio no Colégio Estadual Monte Alverne, pode ser prorrogada por mais tempo devido ao sucesso da ação, segundo Leonor Rodrigues.
A “Mostra Literária Machado de Assis” acontece de segundas a sextas-feiras na manhã das 7h30 às 11h30, e à tarde das 13h às 17h. À noite ocorre das 19h às 22h30.
Divulgação/RJ

Machado de Assis sofreu com o preconceito durante sua vida

Machado de Assis sofreu com o preconceito durante sua vida














