Início Esportes Um encontro campeão do mundo

Um encontro campeão do mundo

Tiago Mairo Garcia
[email protected]

Índio e Marcos Soder com a miniestatua do capitão Fernandão que o torcedor santa-cruzense guarda em seu sítio – Crédito: Acervo Pessoal / Marcos Soder

Um estava na arquibancada. O outro estava dentro de campo. Em comum, memórias e histórias sobre o título mundial conquistado pelo Internacional na histórica vitória por 1 a 0 sobre o Barcelona, no dia 17 de dezembro de 2006, no Estádio Internacional, em Yokohama, no Japão. Passados 15 anos da conquista, quis o destino que o empresário santa-cruzense Marcos Soder, torcedor colorado que viajou ao Japão para assistir ao mundial, recebesse no último domingo, 13, em sua chácara, o ex-jogador Índio, zagueiro que esteve em campo e que foi um dos principais destaques na vitória sobre o Barcelona, da Espanha.

O primeiro encontro entre torcedor e ídolo ocorreu no dia 5 de junho. Através do empresário do ramo de cuias, Fabiano Costa, o ex-jogador colorado, de 46 anos, foi convidado para participar de uma partida amistosa de futebol entre veteranos do Olarias e do Futebol Clube Santa Cruz, que seguiu todos os protocolos de segurança sanitária, realizada em Linha do Rio, no interior de Candelária. Ao saber da presença do ex-jogador colorado, Soder, que reside no Município, foi até o local e após um rápido bate-papo, fez o convite para Índio participar de um almoço em sua chácara, o qual foi aceito pelo ex-jogador.

No último fim de semana, Índio voltou ao Município. Na tarde de sábado, 12, ele participou de uma partida de futebol amistosa entre veteranos entre Olarias e Formosa, que novamente foi disputada seguindo os protocolos de segurança sanitária, em Linha do Rio. Em entrevista concedida ao Riovale Jornal, após a partida, Índio frisou a sua alegria de formar novas amizades através do futebol. “O futebol está na veia, é uma paixão. Agradeço ao Inter onde durante 10 anos pude contribuir e ajudar nas conquistas e hoje, me senti em casa, sendo muito bem recebido por todos os amigos. O futebol me proporciona esses momentos maravilhosos, de poder sentir esse carinho”, disse Índio.

Índio e Patrício Krug, presidente dos Veteranos do Olarias. Ex-jogador do Inter tem participado de jogos amistosos na região

Durante seu período no Inter, o ex-jogador destacou que sempre participou de times unidos em busca dos objetivos. “Nos momentos de adversidades, todo mundo se ajudava e não existia dúvida. O time entrava em campo e acreditava sempre, sendo uma equipe positiva e que sempre quis vencer”. Sobre o título mundial contra o Barcelona, o ex-zagueiro lembrou que muitos não acreditavam que o time poderia obter aquela conquista histórica. “Muitos nos diziam que iriamos sofrer goleada naquele jogo, mas o grupo tinha muita confiança e acreditava que poderia surpreender e graças a Deus conseguimos vencer o poderoso Barcelona, sendo um título que ficou marcado na história do Internacional”, salientou.

Após encerrar a carreira de jogador, Índio passou a trabalhar em seus negócios pessoais. Recentemente, o ex-atleta esteve atuando durante três anos no setor de relacionamento social do Internacional, mas recentemente acabou sendo desligado pelo clube em razão da crise financeira gerada pela pandemia. “Estou sempre na torcida pelo Internacional, sempre apoiando, mesmo de fora, estou junto com a torcida, que é positiva e passa uma energia. Para mim não existe uma torcida igual como a do Inter, que sempre me incentivou e apoiou quando era jogador. Sou Internacional sempre”, finalizou o ex-jogador, destacando todo o seu amor pelo clube.

ALMOÇO COM O TORCEDOR

No domingo, 13, Índio cumpriu o compromisso e participou de um almoço com Marcos Soder e sua família, realizado em sua chácara, na localidade de Vila Fátima, no interior do Município. Natural de Linha Araçá, Distrito de Monte Alverne, no interior de Santa Cruz, Soder reside há 29 anos em Candelária, onde é proprietário de uma empresa do ramo varejista. Torcedor colorado fanático, o empresário acompanhou presencialmente vários jogos importantes do Inter, como os duelos com o Boca Juniors pela Copa Sul-Americana em La Bombonera, na Argentina, os jogos do mundial de clubes que o Inter disputou no Japão em 2006 e nos Emirados Árabes Unidos, em 2010, e a final da Recopa Sul-Americana contra a LDU em 2007.

Sobre receber o ídolo colorado campeão do mundo em sua residência, Soder salienta que foi um sonho realizado. “Foi por acaso que aconteceu. Através de um amigo, perguntei se havia a possibilidade e fiz o convite e ele aceitou”. Sobre o almoço, Soder salienta que conversou com Índio, com o jogador lembrando momentos da final do mundial. “Ele lembrou quando quebrou o nariz, que não quis sair do jogo e conseguiu ficar por ter sido em uma região que não tinha dor”, contou o torcedor.

Soder mostrou ao jogador as fotos da viagem ao Japão e o chapéu que usou no estádio. Outro momento marcante foi quando Soder mostrou a miniestátua que possui do capitão Fernandão ao jogador, com ambos relembrando a liderança do eterno capitão colorado, que faleceu em 2014, após acidente aéreo. “O Fernandão foi uma grande liderança daquela equipe. O Índio ficou emocionado de ver essa lembrança”, frisou.

O torcedor salientou que após a pandemia deseja realizar um encontro com outros campeões mundiais. “Tenho o desejo de um dia oferecer um almoço para o Adriano Gabiru e o Perdigão. Conversei com o Perdigão por videochamada feita pelo Índio e fiz convite e ele confirmou que vem. Tenho duas cadeiras do antigo Beira-Rio e quero fazer um cantinho do Inter no sítio e pretendo fazer a inauguração com a presença deles”, finalizou.