Início Geral Umbanda celebra o Dia dos Pretos-Velhos

Umbanda celebra o Dia dos Pretos-Velhos

Foto: Lucas Martin
Pretos-velhos são divindades purificadas de antigos negros, espíritos de
humildade que vêm ao plano terreno para ensinar resiliência e resignação, humildade e fé

O 13 de maio, data que marca a assinatura da Lei Áurea, a da abolição da escravatura no Brasil, também é comemorado na Umbanda como o Dia dos Pretos-Velhos, entidades cultuadas pelas religiões afro-brasileiras. Eles são espíritos de negros africanos escravizados no País e que tiveram, pela sua idade avançada, o poder e o segredo de viver longamente através da sua sabedoria e suportando as amarguras da vida terrena.


“Os pretos-velhos são o princípio da nossa querida Umbanda”, salienta pai Antônio, líder espiritual do Templo de Umbanda Pai Ogum Beira-Mar e Mãe Oxum, tradicional casa de cultos afro-brasileiros de Santa Cruz do Sul, que neste sábado, 14, presta homenagem a essas entidades com uma sessão festiva. “Os pretos-velhos são divindades purificadas de antigos negros, espíritos de humildade que vêm ao plano terreno para ensinar resiliência e resignação, humildade e fé”, acrescenta.


O Templo, situado na Rua Cambará 530, no Bairro Esmeralda, dá início às homenagens às 20 horas. Além da presença das entidades manifestadas nos médiuns, a comunidade pode tomar passes e desfrutar de uma janta comemorativa. Outras informações pelo telefone (051) 3719-2414.