Início Sem categoria Unisc desenvolve projeto de prevenção ao suicídio durante a pandemia

Unisc desenvolve projeto de prevenção ao suicídio durante a pandemia

Realizado em parceria com a Univates e a Uergs, o objetivo é prevenir agravos psicológicos

Foto: Divulgação

As universidades de Santa Cruz do Sul (Unisc), do Vale do Taquari (Univates) e a Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) desenvolveram um projeto de apoio psicológico à população durante a pandemia de coronavírus. Compreendendo os riscos de agravamento de estresse, ansiedade ou depressão nesse período, as instituições buscam auxiliar no processo de diagnóstico para o Covid-19 e para os sintomas psiquiátricos por meio do projeto de pesquisa. O objetivo é realizar teleatendimento psiquiátrico e psicológico, auxiliando pessoas que estão em sofrimento psíquico. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.valeavida.com.br/

Segundo a professora da Unisc e integrante do projeto, Edna Linhares Garcia, a situação atual favorece a intensificação do sentimento de desamparo psicológico, o que torna os desafios rotineiros e cotidianos muito mais difíceis e até paralisante. “É na busca de acolher e ajudar a população que a Unisc oferece mais esse recurso de cuidado com a comunidade, possibilitando encontros terapêuticos virtuais com profissionais capacitados. Já temos um caminho trilhado nesse modo de acolhimento, pois desde o início da pandemia professores dos cursos de Psicologia e Medicina da Unisc, voluntariamente, atendem pela plataforma a uma demanda de sofrimento emocional”, destacou. De acordo com a docente, a intenção é ampliar esses atendimentos ofertando encontros com abordagem de psicoterapias breves baseadas nos protocolos disponibilizados pelo Ministério da Saúde. A ideia é que, após a pesquisa, a plataforma se torne uma ferramenta permanente de auxílio para os serviços de saúde da rede pública para as situações onde há risco de suicídio”, acrescentou.

O estudo foi aprovado pelo Edital Inova RS, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT) do Rio Grande do Sul. Além das Universidades, fazem parte da equipe profissionais das Secretarias de Saúde de Santa Cruz do Sul e de Lajeado, além das empresas Solis, Tekann Tecnologia da Informação e Tummi Aplicativos Desenvolvimento. Na Unisc o projeto é realizado pelos Programas de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Psicologia e pelo Mestrado e Doutorado em Promoção de Saúde, sob coordenação das professoras Edna Linhares Garcia, Silvia Areosa e Andréia Valim.

O estudo é intitulado “O uso de uma ferramenta tecnológica no auxílio diagnóstico para a Covid-19, transtornos do afeto negativo e comportamento suicida na região com maiores índices de suicídio no Brasil e ensaio clínico de técnicas de psicoterapia breve voltado à sintomatologia psiquiátrica em tempos de pandemia”, e também tem como aspecto positivo a aproximação da tecnologia de ambientes de inovação, como o Parque Científico e Tecnológico Regional da Unisc (TecnoUnisc), o Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates) e o programa de inovação para Lajeado, integrando o Pro Move Saúde.