Everson Boeck
[email protected]
Às 21h30 desta sexta-feira encerrou a corrida de Carlos Ayres, Carmen Lúcia Helfer e João Pedro Schmidt para a reitoria da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).Estavam aptos a votar 12.951 pessoas entre professores, estudantes de graduação e pós-graduação, e funcionários, além dos 77 representantes da Associação Pró-Ensino de Santa Cruz do Sul (Apesc). A previsão é que o nome do grupo a assumir o comando da universidade em janeiro fosse divulgado na madrugada de sábado, por volta das 4 horas.
O pleito eleitoral durou cinco dias, de segunda-feira, 4 de novembro, até ontem, 8. Neste período as urnas foram dispostas em diversos blocos do campus-sede, em Santa Cruz do Sul, em alguns dias e horários específicos no Hospital Santa Cruz, e nos campi fora da sede, em Venâncio Aires, Montenegro, Capão da Canoa e Sobradinho.
Ao término da votação, às 21h30, as urnas foram levadas por uma equipe de segurança para o Auditório Central onde foi realizada a contagem dos votos. Antes, o escrutínio seria na sala 101, no bloco 1, mas em função da quantidade de pessoas que acompanharia a contagem houve a mudança. Os escrutinadores foram acompanhados por juízes, fiscais de chapa e membros da Comissão Eleitoral Central (CEC). Após a contagem de cada urna, era feito um registro em ata antes de passar à próxima. O peso de cada voto variava de acordo com os colégios eleitorais. Conforme o regimento eleitoral, funcionários e Apesc representam 10% cada, e professores e estudantes 40% cada.
ELEIÇÃO TRANQUILA
De acordo com o presidente da Comissão Eleitoral Central (CEC), Augusto César Müller, mesmo não havendo números oficiais, a participação de votantes é considerada “sólida”. “Não podemos garantir nada sem a apuração dos votos, no entanto, percebemos que a participação dos votantes nesta eleição foi maior”, observa ele em entrevista na tarde de ontem.
Conforme Augusto, não houve nenhuma situação grave. “Tivemos apenas ocorrências esperadas de uma eleição, tudo dentro da normalidade”, garante. Embora sem data marcada, está prevista para o mês de dezembro um evento de posse para o novo grupo que assumirá a Reitoria da universidade.
CHAPAS
Em mais de 20 anos de história, a Unisc teve este ano, pela primeira vez, três nomes concorrendo ao cargo de reitor da universidade. As chapas foram:
• Unisc acima de tudo concorre com os seguintes candidatos: Carlos Renê Ayres – reitor (Departamento de Letras), e Leonardo RizzoloFetter – vice-reitor (Departamento de Direito).
• Você no centro de tudo, é encabeçada pela candidata à reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer (Departamento de Educação) e a vice-reitor, EltorBreunig (Departamento de Direito).
• Unisc somos todosnós, concorre com João Pedro Schmidt como candidato a reitor (Departamento de Ciências Humanas); e Ana ZoéSchilling da Cunha como candidata a vice-reitora (Departamento de Enfermagem e Odontologia).
Everson Boeck
Nestas eleições, participação dos votantes é considerada mais sólida, segundo CEC














