Início Educação Unisc recebe o escritor moçambicano Mia Couto

Unisc recebe o escritor moçambicano Mia Couto

Considerado um dos escritores mais importantes de Moçambique, Antonio Emilio Leite Couto, mais conhecido como Mia Couto, estará na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) no dia 13 de novembro para ministrar a palestra “O ato de narrar: implicações literárias, filosóficas e sociais”. O evento, que integra a programação do 2º Ciclo de Palestras da Unisc, será realizado no Auditório Central da universidade, às 19h. A palestra é gratuita e as presenças devem ser confirmadas pelo e-mail [email protected]. A promoção é da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unisc.
Com livros traduzidos para diversas línguas, Mia Couto também é biólogo e reconhecido como um grande pensador e ativista social contemporâneo. Terra Sonâmbula, o seu primeiro romance, publicado em 1992, ganhou o Prêmio Nacional de Ficção da Associação dos Escritores Moçambicanos, em 1995, e foi considerado um dos 12 melhores livros africanos do século 20 por um júri criado pela Feira do Livro do Zimbabuê.
Em junho desse ano, Mia Couto recebeu, no Centro Cultural Franco-Moçambicano de Maputo, o galardão literário da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), tornando-se o primeiro autor lusófono a receber esse prêmio. O reconhecimento deve-se à sua obra Jesusalém, que, na opinião do júri, contribuiu para o enriquecimento da cultura dos países apoiados pela instituição.