Início Saúde Vacinação contra a gripe: Movimento intenso é registrado no primeiro dia

Vacinação contra a gripe: Movimento intenso é registrado no primeiro dia

Inicialmente a Campanha Nacional atinge idosos e profissionais de saúde

Tiago Mairo Garcia
[email protected]

Em Santa Cruz, filas foram registradas no primeiro dia de vacinação contra a gripe para idosos e profissionais da saúde – Rolf Steinhaus

O Ministério da Saúde iniciou oficialmente ontem, 23, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Nesta primeira etapa os públicos prioritários são idosos e trabalhadores da saúde. Ainda serão realizadas mais outras duas etapas em datas diferentes, alcançando cerca de 67,6 milhões de pessoas em todo o país. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos até o dia 22 de maio. Para isso, foram adquiridas 75 milhões de doses da vacina, que já estão sendo enviadas aos estados. O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação acontece no dia 9 de maio (sábado). Nesta data, os 41 mil postos de saúde ficarão abertos para atender todos os grupos prioritários.
Neste ano, o Ministério da Saúde antecipou o início da campanha de abril para março, para proteger de forma antecipada os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe. A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico do Covid-19, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde. Estudos e dados apontam que casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos, grupo que corresponde a 20,8 milhões de pessoas no Brasil. Por isso, a primeira etapa da campanha contempla esse público.
Em Santa Cruz do Sul, a busca pela vacina já iniciou no sábado, 21, quando as doses foram aplicadas em residentes e profissionais de casas geriátricas da rede particular e da Associação de Auxílio aos Necessitados (Asan). As imunizações também ocorreram em profissionais de hospitais.
A segunda-feira, 23, data oficial de início da campanha, foi marcada por intensas filas em alguns locais de vacinação. Entre eles as unidades de saúde do município, a Casa da CDL junto a Praça Getúlio Vargas, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Centro Integrado de Saúde (CIS) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A partir de hoje, 24, um ônibus da Saúde passará pelas localidades do interior.
Estão suspensas temporariamente as atividades nos postos Belvedere, Jacob, Linha Monte Alverne e Glória, com o objetivo de realocar as equipes e materiais para concentrar as ações na prevenção ao novo coronavírus. Os usuários destas unidades poderão ser atendidos no Margarida, ESF Arroio Grande, Dr. Pedro Eggler e Unidade Cristal Viver Bem.
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) também realizou na tarde de ontem, 23, um drive-thru onde foram disponibilizadas 200 doses para vacinar idosos a partir de 60 anos e profissionais da saúde. A ação ocorreu na frente da secretaria, na Rua Ernesto Alves. Para efetuar a vacinação os idosos precisam apresentar documento de identificação com foto e data de nascimento e os profissionais da saúde os documentos de identidade e documento que comprove a atividade (crachá, carteira da classe).