Foi anunciada nesta segunda-feira, 29, pelo secretário de Saúde do Estado, João Gabbardo dos Reis, a ampliação da vacinação contra a gripe para toda a população do Estado. A campanha de imunização dos públicos prioritários encerrou na última sexta-feira, 26, e atingiu quase 79% da meta do governo que era de chegar aos 90%.
Por conta disso, o governo gaúcho, junto com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), decidiu estender a vacina a todos. “Temos ainda cerca de um milhão de doses disponíveis e que precisam ser utilizadas”, detalha o secretário. Mas Gabbardo reitera que a vacinação, que seguirá nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) até o dia 9 de junho, dependerá da disponibilidade de doses em cada cidade. “Naquelas regiões que tiveram bons índices de adesão à campanha, têm menos doses sobrando. Já naquelas regiões com baixa procura, há mais doses disponíveis”, salienta.

A coordenadora municipal do Programa de Imunizações, Raquel Emmel Lopes, salienta que a população pode ir até as Estratégias de Saúde da Família (ESFs) e Postos de Saúde, em seu horário de funcionamento para tomarem a vacina conforme o que ainda estiver disponível naquele ponto. “Conseguimos vacinar um grande número do público prioritário, lembramos que eles podem aproveitar esse prazo maior para se imunizar”, reforça a coordenadora.
Até a última quinta-feira (25), o Estado registrou 75 casos de gripe A em 2017, sendo sete mortes por causa da doença. Para o secretário de Saúde do Rio Grande do Sul, os números apresentam melhora na comparação com os dados do ano passado.














