LUANA CIECELSKI
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SARA ROHDE
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Está oficialmente inaugurado o viaduto do Fritz e Frida na RSC-287 em Santa Cruz do Sul. O ato que marcou esse momento aconteceu na manhã dessa sexta-feira, 15 de junho, e contou com a presença do governador José Ivo Sartori, do secretário Estadual dos Transportes, Humberto Brandão Canuso, e da diretoria da EGR, que tem como presidente Nelson Lídio Nunes. As autoridades abriram simbolicamente a pista abaixo do viaduto, erguendo cones que foram colocados no local.
Para Sartori, o momento foi de comemoração. “Esse foi um grande esforço feito pela Empresa Gaúcha de Rodovias, a EGR, bem como para a Secretaria de Transportes”, comentou, citando as dificuldades econômicas pelas quais passa o Estado. “As pessoas precisam saber que esta é uma obra oriunda da EGR, feita com o valor arrecadado pelos pedágios e transformando nesse viaduto que é tão importante para a comunidade local e regional”, destacou.
Em sua fala, o governador lembrou também que, além do viaduto foram asfaltados e duplicados os quatro quilômetros no entorno do Fritz e Frida e que outros trechos da rodovia também estão sendo recuperados. Tudo com o objetivo de melhorar a estrada “que liga a capital ao Centro do estado, e que portanto, é extremamente importante”.
Após o ato simbólico de inauguração, uma cerimônia foi realizada junto ao pavilhão da Comunidade Católica de Linha Santa Cruz, reunindo autoridades. O Governador do Estado também fez uma parada junto à Escola Estadual Professor Affonso Pedro Rabuske, localizada em Linha Santa Cruz.
PARA A COMUNIDADE, CRESCIMENTO
Para o presidente da Associação dos Moradores de Linha Santa Cruz (Amorlisc), Claudiomiro Flores, o momento foi histórico. “A associação vinha pedindo pelo viaduto desde 2003, porque já naquela época prevíamos o crescimento da localidade”, lembrou ele. “Em 2013, no último ano do governo Tarso, ele anunciou que seria feito o viaduto, mas a chegada de um novo governador deixou a comunidade em dúvida. O Sartori, porém, garantiu que seria feito e, de fato, deu continuidade. O trabalho começou em dezembro de 2014 e essa foi a única grande obra do Estado nesses anos todos”.
E agora, depois de pronta, a obra significa crescimento, agilidade e segurança para a comunidade. O bairro ainda tem cerca de 4 mil terrenos à venda e especula-se que, em breve a população duplique, porque a existência do viaduto é um atrativo a mais. “Com isso, cresce o comércio local também, a oferta de serviços, etc”, analisa o presidente. “Sem falar na nossa qualidade de vida que já aumentou muito também. Pra quem tem filhos na escola, já não há atrasos causados pelo trânsito. E o pessoal que acordava 6h30 pra ir trabalha, agora pode dormir até às 7 horas, ou ter um tempinho a mais em casa antes de sair”, comenta. As filas que antes causavam esperas de cerca de 45 minutos agora não existem mais. “Quando muito esperamos um ou dois minutinho para cruzar”.
– Início em 27 de dezembro de 2014;
– Término em abril de 2018, com abertura das pistas no dia 27 de abril;
– O viaduto, de concreto e cimento armado, tem 60 metros de comprimento e 20 metros de largura, com pista dupla e acostamento. Sob sua estrutra há uma rótula que permite retorno e acesso a Santa Cruz. O vão sob o viaduto tem 5,5 metros. Há passagem de pedestres com faixa de segurança sob o viaduto;
– O revestimento asfáltico de todo o trecho foi construído utilizando asfalto modificado com adição de polímero, mais durável. Ao longo do trecho, em pontos com desnível, foram colocadas defensas metálicas com elementos refletivos, que garantem mais segurança aos motoristas;
– Há barreiras rígidas de concreto, chamadas New Jersey, que servem como divisores das pistas ao longo do trecho duplicado, entra a Avenida Melvin Jones e o viaduto, e do outro lado do viaduto, entre o posto do Camando Rodoviário da BM e a Linha Pinheiral;
– Foi construído um sistema de drenagem em toda a extensão da obra, a fim de evitar acúmulo de água, assim como sinalização vertical e horizontal completa.
– Quem vai de Porto Alegre para Santa Cruz acessa pela alça e cruza por baixo do viaduto;
– Quem vai de Santa Cruz do Sul a Porto Alegre acessa a rodovia diretamente por uma alça;
– Quem vai de Santa Cruz para Santa Maria acessa a rodovia diretamente por uma alça;
– Quem vai de Santa Maria para Santa Cruz acessa o município diretamente por uma alça;
– Quem vai do Centro de Santa Cruz para Linha Santa Cruz e Aeroporto e vice-versa, cruza a rodovia por baixo do viaduto.














