Início Polícia Viagem Segura: mais de 100 são flagrados por radar

Viagem Segura: mais de 100 são flagrados por radar

LUANA CIECELSKI
[email protected]

O Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) de Santa Cruz do Sul, realizou 456 abordagens e flagrou 115 infrações de trânsito, sendo 15 por ultrapassagens em locais indevidos no feriadão de Tiradentes. As ações fizeram parte da 42ª edição da Operação Viagem Segura, realizada em todo o estado. A operação iniciou à meia-noite de sexta-feira, 17 de abril e encerrou às 23h59 dessa terça-feira, 21. Em todo o Rio Grande do Sul, mais de 3 mil testes de etilômetro foram realizados.
Na região, os registros com radar móvel, que foram o foco desta edição, só puderam ser realizados na terça-feira, 21, pois nos demais diaso clima não colaborou e o equipamento não pode ser utilizado. Mesmo assim, na região, foram registrados 110 flagrantes de alta velocidade.
Também foram registrados quatro acidentes. Dois deles aconteceram na RS-409, que liga Santa Cruz do sul a Vera Cruz, e tiveram como consequência apenas danos materiais. E outros dois aconteceram na RSC-287. Um deles teve apenas danos materiais também, o outro, no entanto, terminou com duas mortes.
O acidente que deixou duas vítimas fatais aconteceu em Vale do Sol na madrugada de sábado, 18 de abril. Por volta das 4h45, o carro onde as duas vítimas estavam, um Fiat Uno branco que trafegava no sentido Vale do sol – Candelária, colidiu com um caminhão com placas de Novo Cabrais que vinha no sentido oposto. Jason da Silva, de 19 anos e Marjana Tuchtenhagen, de 18 anos ficaram presos nas ferragens e não resistiram, falecendo no local.
Além disso, de acordo com o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), nove veículos e três carteiras nacionais de habilitação (CNHs) foram recolhidas, e foi realizado um flagrante de embriaguez.

No Estado

Contabilizando os dados de todo o estado nos cinco dias de operação, foram fiscalizados 62.546 veículos e registradas 10.588 infrações. Além disso, foram realizados 3.059 testes com etilômetro. Também foram retirados das ruas e estradas 164 condutores alcoolizados, e 112 deles foram enquadrados em crime de trânsito.
Apesar do controle e prevenção, ocorreram em todo o Estado 868 acidentes nas vias municipais, estaduais e federais, resultando em 26 óbitos e 518 feridos em variados graus. Como nas demais operações, as pessoas hospitalizadas serão acompanhadas pelo Detran/RS por um mês, período indicado pela Organização Mundial da Saúde. Assim, os dados consolidados, a serem divulgados posteriormente, poderão ter alterações.
De acordo com dados divulgados pela Assessoria de Imprensa do Governo do Estado na manhã dessa quarta-feira, 22 de abril, o número total de acidentes teve redução de 11,3%. O índice de óbitos, no entanto, cresceu 29,5%, demonstrando que, se os desastres ocorreram em menor número, a violência e gravidade se intensificaram. A próxima edição da Viagem Segura será na próxima semana, no feriado de 1° de maio, Dia do Trabalho.